Deputado Estadual do PTB destaca importância de investir na preservação e pavimentação no Agreste


O deputado Júlio Cavalcanti (PTB), no domingo (15), participou das comemorações em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Jenipapo. Ao lado do prefeito de Sanharó, Fernandinho, do vice-prefeito Artur Consorcios, e do ex-prefeito César Augusto de Freitas, o parlamentar presenciou uma festa linda rica culturalmente. Em sua passagem pelo  Agreste do Estado, o deputado estadual destacou a importância de investir na preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do distrito de Jenipapo, no município de Sanharó. O distrito de Janipapo possui um enorme potencial turístico. 

A principal capela da localidade foi construída em 1806. Inspirada na arquitetura barroca, a capela apresenta hoje os mesmos traços arquitetônicos, mantendo-se preservada. A casa-grande, construída na mesma época, também é considerada um dos maiores patrimônios de Jenipapo. Desde 2005, a casa-grande pertence à prefeitura de Sanharó. Já a Capela está sob a administração da Arquidiocese de Pesqueira. “Apesar de tamanha riqueza arquitetônica e histórica que possuem, nem a capela e nem a casa-grande foram tombadas como patrimônio histórico cultural pela Fundarpe (Fundação de Patrimônio Artístico Histórico e Cultural de Pernambuco). A prefeitura já fez a inscrição no órgão e aguarda há anos o andamento do processo. Também é necessário obras de restauração nas duas construções bicentenárias”, afirmou o deputado em seu pronunciamento. 

Segundo Júlio Cavalcanti, outro fato que entristece a população local é a promessa, ainda não cumprida por parte do Governo do Estado, de pavimentar a estrada que dá acesso ao distrito de Jenipapo. O Governo prometeu a obra ainda na primeira gestão de Eduardo Campos, há oito anos. No início deste ano a licitação foi realizada para a pavimentação de trechos que ligam Sanharó a Jenipapo e Sanharó a Mulungu, ambos com 12km de extensão. Mas a ordem de serviço não foi assinada. “É urgente a necessidade de agilizar a execução da pavimentação da estrada, propiciando o fomento ao turismo àquele importante sítio histórico e beneficiando, por extensão, a população e os produtores daquela região”, disse o parlamentar, que irá acompanhar não só o processo de tombamento por parte da Fudarpe como também a promessa do Governo de pavimentar a estrada. 

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos