Programação da mobilização geral para o dia 18 de Maio em Brasília

Dados do Disque 100 do primeiro trimestre de 2015 serão divulgados no evento

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, participa na próxima segunda-feira (18) do lançamento oficial da campanha do “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Durante a cerimônia, que será realizada no Parque da Cidade, no estacionamento do Parque Ana Lídia, em Brasília DF, serão divulgados dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100) do primeiro trimestre de 2015 sobre denúncias de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) apoia a campanha do “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O objetivo principal da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Histórico – A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Material de divulgação da campanha - é composto por cartazes, banners, bonés, camisetas, sacolas, TVzinhas e adesivos. Eles podem ser acessados aqui.

Programação da mobilização geral para o Dia 18 de Maio:

Ato/Show pela Vida contra a Violência
Data: 18 de maio
Horário: 9h às 12h
Local: Parque da Cidade, Estacionamento do Parque Ana Lídia/ Brasília DF.

Seminário Nacional sobre Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual
Data: 19 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Brasília DF.

Cerimônia Nacional em Alusão ao 18 de Maio
Data: 20 de Maio de 2014
Horário: 9h às 12h
Local: Câmara dos Deputados- Salão Negro - Congresso Nacional - Esplanada dos Ministérios/Brasília-DF

Com informações da Ascom / SDH