Vereadores eleitos para Parlamento Jovem do Recife tomam posse na Câmara

Nesta sexta-feira (20), a juventude tomou conta do plenário da Casa de José Mariano. Numa cerimônia que reuniu autoridades, pais e amigos, os 39 eleitos para o 6º Parlamento Jovem da Câmara do Recife tomaram posse e discursaram na tribuna. O autor do requerimento da iniciativa foi o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que participou da mesa do evento. Os jovens parlamentares foram eleitos para um ano de mandato.

A cerimônia foi iniciada pelo presidente de honra do projeto, Moisés Alexandre. “Mais de duzentas entidades foram convocadas a participar do Parlamento. Cada jovem irá apresentar, com seu ano de mandato, um projeto de lei na Casa de José Mariano que pode beneficiar a população jovem do Recife”. Em seguida, falou a presidente da última edição do Parlamento Jovem, Priscila Prestes. “Depois de ter passado por seis edições do parlamento, fico feliz de estar aqui. Todas as pessoas foram escolhidas de forma justa. Não é preciso ter sangue azul para participar. É preciso vontade política”.

Priscila Prestes assumiu a presidência da mesa que conduziu os trabalhos do evento antes da posse da nova mesa diretora do Parlamento. Primeiramente, ela passou a palavra a Wanderson Florêncio.

O parlamentar fez um breve histórico de sua trajetória e destacou a importância de conduzir democraticamente o projeto. “Quando tivemos a iniciativa de tocar o Parlamento Jovem, tivemos a preocupação de que fosse um processo transparente e democrático. Vocês exercitaram tudo o que se faz necessário para uma participação política: se inscreveram através de uma entidade, participaram de uma seleção. Depois passaram por um momento de decisão de sua representação, que foi a escolha da mesa. Vocês agora têm o direito de frequentar o plenário desta Casa, se reunir, fazer a pauta de vocês. E ir mais além: apresentar um projeto de lei que pode fazer parte do arcabouço jurídico do Recife”.

Também participante da mesa, o secretário-executivo de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Darlan Sampaio, garantiu que a pasta está a serviço dos jovens parlamentares. “Queria dizer, em nome do secretário Jayme Asfora, que a Secretaria de Juventude está à disposição de todos vocês para que a gente possa ajudar vocês na construção dessa política de juventude para a cidade do Recife. Parabéns a todos”.

O secretário-executivo de Políticas para a Criança e a Juventude do Governo do Estado, João Suassuna, celebrou a consolidação do processo que elegeu os jovens vereadores. “Hoje é um dia de grande alegria. Temos que quebrar o estigma de que só quer entrar na política pessoas que não prestam. Vocês vão crescer aqui de forma pessoal e profissional. Vão contribuir com a Casa de José Mariano e com a minha querida população recifense”.

O deputado estadual Ossesio Silva (PRB), que acompanhou o processo eleitoral do Parlamento Jovem, saudou as qualidades da juventude na política. “Dizem que o jovem é inconsequente. Mas o jovem não tem medo de nada e isso é importante, porque é daí que saem as novidades. É essa maneira ousada e corajosa que nos traz coisas maravilhosas”. O deputado lembrou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, também celebrado no dia 20 de novembro, e pediu um minuto de silêncio em comemoração à data.

A presidente da Comissão de Juventude da Câmara, a vereadora Isabella de Roldão (PDT), também citou o Dia da Consciência Negra. “Vocês tomam posse numa data extremamente importante e estão parabéns. Façam um brilhante mandato e sintam um pouco dessa responsabilidade de representação. O futuro do país está nas mãos de todos nós. E vocês, jovens, com toda essa garra, têm mais é que enfrentar essa dificuldade. A participação na política é essencial”.

O vereador Alfredo Santana (PRB) prestou votos de sucesso aos eleitos. “Eu queria parabenizar todos os vereadores quem compõem esta legislatura do Parlamento Jovem. Desejo sucesso e que vocês obtenham êxito. Não é fácil viver numa cidade de quase 500 anos, mas onde ainda dói ver, sobretudo quando chegamos nas comunidades carentes, os nossos jovens sendo usados pelo tráfico”.

O ex-parlamentar jovem do Recife e atual vereador do município de Abreu e Lima, Éden Pedro (PDT), contou sobre sua experiência e incentivou os novos representantes. “Eu não venho de família política, tudo o que consegui foi na marra. Carreguei bandeira entreguei santinho. O Parlamento desta Casa só tem a ganhar com vocês. Lutem pelo Recife e pelos ideais que vocês têm. Lutem por uma cidade melhor”.

Priscila Prestes conduziu a diplomação dos 39 jovens parlamentares. Em seguida, os membros da nova mesa diretora assumiram seus assentos e o novo presidente, Victor Ferreira, passou a chamar os jovens vereadores para que fossem feitos os pronunciamentos na tribuna. Cada um deles teve direito a três minutos de discurso.

Em sua própria intervenção, Victor Ferreira falou sobre a expectativa de seu mandato e do papel da mesa diretora do Parlamento Jovem. “Quero agradecer a confiança de todos e todas. Vamos fazer um mandato propositivo e acima de tudo transparente e democrático. Temos uma missão e vamos cumpri-la. A expectativa é grande. Vamos fazer o possível, e mais do que isso, para concretizar os anseios”.

Com o encerramento do evento pelo vereador Wanderson Florêncio, uma foto coletiva dos jovens parlamentares e seus familiares registrou a celebração pela posse.

Com informações da Ascom / CMR