Via Mangue será inaugurada nesta quinta (21) e as obras foram iniciadas pelos petistas

A Via Mangue será inaugurada nesta quinta-feira (21) com a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT). As obras foram iniciadas pelo ex-prefeito João Paulo e concluídas por seus sucessores (o petista João da Costa, e atualmente, Geraldo Júlio - PSB). A abertura da via leste irá desafogar o trânsito na zona sul e permitirá a criação da faixa azul, o corredor exclusivo para transporte público, na Conselheiro Aguiar, no Recife.

A Via Mangue foi concebida para ser mais do que uma obra de mobilidade. É também um projeto social, que possibilitou a construção de moradia digna para 996 famílias, que antes viviam em palafitas e moradias improvisadas ao longo do trajeto. Na administração de João Paulo, o projeto também passou por alterações para respeitar o meio ambiente: as vias que passariam por dentro do bioma foram desviadas para contornar o manguezal.

Outra mudança foi a extinção do pedágio, que estava prevista no projeto anterior. A construção da Via Mangue só foi possível graças a participação do Governo Federal, que liberou 81% dos recursos utilizados - 76,8% financiados e 4,4% de investimento da União. O município entrou com 18,8%.

Com informações da assessoria e redação