Prefeito Geraldo e secretários abrem sessão legislativa da Câmara do Recife

Em uma demonstração de prestígio para a Casa de José Mariano, o plenário da Câmara Municipal do Recife recebeu ontem o prefeito Geraldo Julio e extensa comitiva integrada pelo vice-prefeito Luciano Siqueira e mais de 20 secretários municipais. O prefeito foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), e demais parlamentares. De acordo com protocolo e exigência da lei Orgânica Municipal, a comitiva do Executivo foi saudada pelo presidente da Casa e em seguida o prefeito entregou o relatório de atividades de 2015, contendo as principais obras e investimentos realizados. Também fez prognósticos do que deverá ser entregue à população neste ano de 2016. Geraldo Julio leu um resumo do relatório e em seguida a reunião solene foi encerrada para que o chefe do Executivo pudesse se retirar. A reunião foi reaberta com as falas do líder do governo, Gilberto Alves (PTN) e da oposição Jurandir Liberal (PT).

Vicente André Gomes compôs a mesa com o prefeito, o vice, o primeiro secretário, vereador Augusto Carreras (PV) e a vereadora Michele Collins (PP) representando a bancada feminina. O presidente ressaltou o desempenho da Casa em 2015 enaltecendo o desempenho dos parlamentares. Avaliou como positiva a atuação da Câmara através do trabalho que vem sendo feito. “Aqui travamos debates e conseguimos excelentes resultados para a população. Aprovamos diversos projetos de lei importantes para a cidade. Foram 72 audiências e reuniões públicas, 16 atividades realizadas no Plenarinho como cursos e palestras e as comissões temáticas se reuniram pelo menos 82 vezes. Já o Plenário teve 106 reuniões ordinárias e 17 extraordinárias”.

O presidente frisou que foram conferidos 21 títulos de cidadão e 8 medalhas de mérito José Mariano. Para ele, a Casa cumpriu a essência da democracia, onde governo e oposição estiveram lado a lado, sempre que foi necessário, aprovando projetos importantes para a cidade”. Vicente destacou ainda que foram aprovados 6.700 requerimentos dos vereadores e 41 projetos de lei do Executivo. Destacou também a atuação das mulheres na Casa e ressaltou que os parlamentares entram em 2016 com sede para equacionar os problemas da cidade.

O prefeito Geraldo Julio iniciou a saudação aos vereadores homenageando a memória do ex-vereador Liberato Costa Júnior, recentemente falecido, e que atuou durante dez mandatos na Casa. Ele disse que registrava com prazer a vinda à Câmara para entregar pessoalmente o relatório de atividades – a Lei Orgânica prevê a obrigatoriedade da entrega do relatório, sendo a presença do prefeito facultativa - e abrir a legislatura junto aos parlamentares, que desempenham papel fundamental na cidade. Prestigiou o vice a quem chamou de co-prefeito e os parlamentares Augusto Carreras e Michele Collins representando todos.

Geraldo ressaltou que em três anos de gestão e com uma equipe engajada e com vereadores conseguiu mudar o perfil de atividades essenciais. Ele disse que a gestão iniciou com o programa Faxina Geral, seguido pela regularização de calçadas e a retirada de barracas em ruas e portas de escolas e hospitais. “Essas atividades já deram frutos com desobstrução de áreas e organização de locais para comércio como o Cais de Santa Rita. Disse que "na mobilidade invertemos a prioridade investindo no pedestre, privilegiando ciclovias e ciclofaixas, mais de 30 quilômetros de faixa azul para ônibus beneficiando mais de meio milhão de pessoas. Foi criada a zona 30 no centro da cidade – carros só podem trafegar no máximo de 30 km -, centenas de orientadores de trânsito carinhosamente chamados de amarelinhos pela população ajudam no ordenamento".

O prefeito ressaltou a Via Mangue agora completa nas duas faixas, a reforma de 83 praças, wi-fi gratuito em diversos pontos da cidade, o Jardim Botânico que já recebeu 150 mil pessoas, a inauguração de diversas Upinhas, e o Hospital da Mulher que vai ser entregue. Na educação ele frisou a introdução da robótica como mudança de paradigma, bem como o passe livre na rede municipal. Geraldo Julio disse ainda que foram plantadas 40 mil mudas de árvores, 60 mil pontos de iluminação, 400 km de vias recapeadas e que este ano vai entregar dois Compaz, mil habitacionais e inaugurar o plano de longo prazo para discutir a cidade no Plano Recife 500 anos. “Já fizemos investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão, três vezes mais do que foi investido em uma década. O ano de 2016 será desafiador, mas vamos trabalhar para dar boas notícias à população, na contramão do país que tem produzido notícias ruins”.

Gilberto Alves
Jurandir Liberal

O líder do governo, Gilberto Alves destacou o trabalho realizado pela Câmara durante o ano de 2015. “Foi um ano de muitos debates, discussões políticas importantes. Jamais nos afastamos de nossa responsabilidade de legislador, da nossa missão parlamentar. Trabalhamos para a cidade e a Câmara Municipal do Recife é a caixa de ressonância da população”. Gilberto Alves também pontuou a importância das ações citadas pelo prefeito Geraldo Julio. “Fico feliz com as ações destacadas pelo prefeito. Elas têm um papel fundamental nessa legislatura e nós sabemos de cada uma, da importância do poder Legislativo e de como é dignificante a responsabilidade que todos nós temos com a cidade”.

Já o líder da oposição, Jurandir Liberal fez críticas ao prefeito destacando o volume do pacote de projetos de lei apresentados pelo Executivo no final de 2015 para votação em regime de urgência, a ausência do Plano de Mobilidade Urbana e a falta de menções, no balanço feito pelo prefeito, às parcerias com o Governo Federal para as realizações citadas. “Eu gostaria muito de ter falado ao prefeito, fazer essas observações. Mas vamos ter outras oportunidades para nos expressarmos”. A reunião foi encerrado e só depois reaberta e dada a palavra aos líderes da Casa.

Com informações da Ascom/CMR