Assembleia Legislativa de Pernambuco celebra os 70 anos do Cisam

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove, nesta quarta-feira (15), sessão solene em homenagem aos 70 anos do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). Referência na assistência à mulher e à criança, a unidade de saúde localizada no bairro da Encruzilhada realiza em média 30 mil atendimentos mensais. A solenidade acontece no Palácio Joaquim Nabuco, às 18h, por proposição da deputada Simone Santana.

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UPE), o Cisam atua no campo de ensino, pesquisa e extensão, além de integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as etapas do processo de humanização em saúde. Entre os atendimentos realizados por mês nas unidades ambulatorial e hospitalar, aproximadamente 2000 ocorrem na urgência, 600 são internamentos e 350, partos (200 normais e 150 cesarianas).

O hospital dispõe ainda de um serviço de acolhimento às mulheres e adolescentes em situação de violência, incluindo o aborto legal; Tem o título de Hospital Amigo da Criança e Cuidado Amigo da Mulher; Oferece o apoio das Doulas às mulheres, no momento do parto e nascimento; Possui o Núcleo de Segurança do Paciente, entre outros serviços.

Fonte: Assessoria de Imprensa