Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina festeja 85 anos com evento no Recife

Fundado no ano de 1932 por um grupo de moradores da Ilha do Bode (hoje comunidade do Bode), no Bairro do Pina, zona sul do Recife, o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina é uma agremiação que ostenta diversos campeonatos na categoria de Bloco de Pau e Cordas (Bloco Lírico).

Entre os seus fundadores estão, pescadores, comerciantes, donas de casa, músicos e o compositor Luiz Faustino. Ilustres moradores do Pina como Clementina Faustino, Severino Faustino, Julieta Leite, Pedro Leite, Josefa Rosa, Arlindo Rosa, entre outros. Naquele período, o Pina ainda era uma localidade sem iluminação pública, de ocupações irregulares e com muitas outras dificuldades estruturais. O Bloco se consolidou como uma referência positiva na vida da comunidade.

Segundo contam Vavá e outros moradores antigos do Pina, das serenatas de violão ao luar, nasceu a ideia de seguir pelas ruas uma agremiação carnavalesca, que sofreu influência do pastoril, da fé do povo em Nossa Senhora da Conceição, e sua relação com o sincretismo de matriz africana estão a referência do seu pavilhão nas cores azul e o branco.

Formado principalmente por moradores do Pina, o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina conta atualmente com uma média de 200 pessoas a cada desfile de Carnaval e é presidido por filho de fundadores, Lindivaldo Oliveira Leite (Vavá), hoje com 81 anos. Para o Carnaval de 2017, o Bloco Homenageará o centenário do seu primeiro compositor e fundador do Bloco, Luiz Faustino.

O Bloco Banhistas do Pina, completa no próximo dia 03 de fevereiro seus bem vividos 85 anos de vida e carnaval. E para celebrar uma data tão significativa, a diretoria do Bloco realizará uma agenda com diversas atividades abertas ao público na próxima semana.

Serviço:
Dia 02/02 às 19h
Roda de Diálogo – História do Banhistas, memória cultural do Bairro do Pina
Sede do Bloco (Rua são Luiz, 316 – Pina)
Facebook: Banhistas Pina

Dia 03/02 às 19h
Missa – Matriz Nossa Senhora do Rosário
Cortejo com Orquestra e Coral do Bloco Banhistas do Pina (saindo da igreja matriz até a sede do bloco)
Participação Bloco Eu Quero Mais e Agremiações Convidadas

Tema do Carnaval 2017: Centenário Luiz Faustino
Cores – Azul e Branco
Dia 23 de Fevereiro – Desfile Oficial, Avenida do Forte, horário: 18:00
Sede própria – Rua São Luiz nº 316 – Pina