Governo de Pernambuco qualifica pessoas com Síndrome de Down para o mercado de trabalho

Buscando a valorização da diversidade e a inclusão social da população pernambucana com necessidades especiais no mercado de trabalho, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luíza, comandou, nesta terça-feira (07.02), a cerimônia de entrega de certificados a 25 jovens e adultos do Curso de Recepcionistas de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down. A solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença dos familiares e amigos dos participantes, além de empresários do setor de turismo envolvidos com a ação e autoridades. Para Paulo, a iniciativa dialoga com o compromisso constante do Estado em promover ações de inclusão e valorização do setor.

“Saber dessa vontade, desse ímpeto que eles têm de trabalhar e mostrar suas capacidades é muito gratificante. É um incentivo que o Estado tem que promover, e nós sabemos dessa importância. Todos eles estão preparados para atuar na recepção de qualquer evento, e, com isso, vão poder ampliar seus horizontes e desenvolver suas potencialidades, que são muitas”, ressaltou o chefe do Executivo estadual. Paulo destacou ainda as experiências de alguns deles em órgãos governamentais. “A gente já tem aqui, no Palácio, experiências exitosas com a atuação de alguns deles na visitação, e em outras secretarias. São pessoas que, quando recebem a oportunidade, elas cumprem bem o seu papel, além de transmitirem muito amor às pessoas”, disse.

Oferecido de forma gratuita, o curso foi realizado entre os dias 24 e 27 do último mês de janeiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, sob a coordenação da professora Adriana Cavalcanti e monitoria do primeiro turismólogo do Brasil com Síndrome de Down, Bruno Ribeiro. Com uma carga horária de seis horas/aula e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica, a programação incluiu informações sobre o melhor atendimento das pessoas em eventos; como receber, produzir crachás e conduzir os convidados, além de uma palestra final que debateu sobre a inclusão desse público no mercado de trabalho.

Com a conclusão do curso, os participantes serão inseridos em um banco de encaminhamento de vagas da Empresa Turismo de Pernambuco Eduardo Campos (Empetur), facilitando o acesso dos alunos às oportunidades do mercado. Pela grande procura durante o período de inscrições, uma nova turma do mesmo curso será iniciada ainda esse mês de fevereiro. Ao todo, 22 pessoas estavam na lista de espera e serão contempladas na próxima formação.

Para o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, é um compromisso incansável de sua pasta continuar investindo na realização de projetos que visem a inserção desses indivíduos no setor turístico pernambucano. “Eles dão exemplo de superação, e isso nos estimula a continuar a investir ainda mais na qualificação e na promoção de novas oportunidades. É com grande alegria que celebramos a finalização desse curso, já planejando outros”, pontuou.

Muito feliz com o momento, Miguel de Souza, de 19 anos, declarou sua satisfação em concluir o curso e disse estar preparado para logo mostrar serviço. “Eu sou capaz para trabalhar. Eu gosto de receber as pessoas, e esse é o meu sonho. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirmou. Miguel, que já foi contratado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Pernambuco (ADVB-PE), para atuar no Shopping Riomar, comemorou seu primeiro emprego. “Começo amanhã e estou ansioso demais”, celebrou.

Brenda Cabral, irmã do jovem Miguel, confessou o mesmo sentimento de realização e afirmou que esse processo vai ajudar na construção de uma independência e autoestima mais saudável para ele e todos os outros participantes. “Só dele saber que está indo trabalhar e será remunerado por isso, dá a ele a noção de independência e empoderamento. E nós, familiares, ficamos felizes por eles serem reconhecidos não pela síndrome, mas pela vontade e capacidade que eles demonstram de vencer os desafios”, afirmou.

Na ocasião, também foi entregue o título de "Empresário Empreendedor Parceiro da Inclusão" a sete empresas colaboradoras que promovem a valorização da diversidade através da inclusão. Representando o grupo de empresários, Marcos Freitas, dono da Martur Viagens e Turismo, com loja no Aeroporto do Recife, frisou a importância do contato profissional direto e diário com pessoas que possuem necessidades especiais na desmistificação de preconceitos. “Nós passamos a reconhecer as potencialidades individuais de cada um através do convívio. Sabemos que eles são capazes de receber muito bem os nossos clientes, e já estamos agilizando a contratação de alguns para a nossa loja”, registrou.

Participaram da cerimônia também os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e José Neto (Assessoria Especial); o chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Eduardo Pereira; o presidente da Empetur, Adailton Feitosa; o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça; o superintendente regional do Banco do Nordeste, Marcílio Morais; o reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão; e o deputado estadual Jadeval de Lima.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos