"A Economia da Cultura" por César Ramos

Tem gente que não gosta do carnaval e prefere ir à praia, descansar em casa ou ir pro retiro espiritual. Como dizia o apóstolo São Paulo: "Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua opinião (1)." Gostos a parte, o que deveria ser unanimidade é o resultado econômico que o carnaval propicia. O caso de Olinda é emblemático. Mesmo tendo investido R$ 9 milhões o retorno econômico foi extraordinário.

O turismo cultural é uma forma moderna de gerar emprego, arrecadar impostos e valorizar as tradições histórica de um lugar. O turista que vem no carnaval costuma voltar outras vezes e acaba movimentado a economia e gerando empregos em todos os setores. Do vendedor de água mineral a grande rede hoteleira a externalidade positiva com os festejos carnavalescos é socialmente distribuídos.

Claro que uma política pública de fomento às atividades culturais ao longo de todo o ano devem acontecer bem como a captação de patrocínios junto aos grandes setores lucrativos (Hotéis, transporte, bebidas) a fim de mitigar os investimentos públicos devem ser buscados, mas os números mostram que o carnaval, além de ser uma das maiores manifestações populares do mundo é também uma forma gerar emprego e renda.

Na contramão de tudo isso, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, enterrou este ano o carnaval de Jaboatão. A cidade fantasma durante dos 5 dias de folia foi salva graças a insistência de alguns blocos que mesmo sem apoio alegraram alguns bairros da cidade.

Fontes: (1) Romanos 14:5; (2) Balanço do Carnaval de Olinda - Prefeitura: https://goo.gl/4uKF7V; e (3) Balanço do Carnaval de Olinda - G1: https://goo.gl/sgxiL4.

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos