Mostra de artistas mulheres homenageia Tereza Costa Rego na Casa do Cachorro Preto

DELAS é a mostra das mulheres da Casa do Cachorro Preto, que se realiza no mês de Março. Por ocasião de mês dedicado às mulheres, o espaço é dedicado a talentosas artistas, muitas vezes esbarram na desigualdade do machismo, também no mundo das artes.

Nesta quarta edição, a artista olindense Tereza Costa Rego é homenageada e faz participação especial, conduzindo a apresentação das obras de 20 artistas, das mais variadas técnicas e diversos estilos: Amelia Couto, Barbara Collier, Bia Melo, Carol Huang, Clara Moreira , Clara Nogueira, Clarissa Machado, Conchita, Dani Acioli, Fefa Lins, Gio Simões, Joana Liberal, Juliana Lapa, Kátia Fugita, Laura Costa Rego, Luciene Torres, Nathalia Queiroz, Simone Mendes, Tatiana Móes e Valéria Rey Soto.

Uma expressão artística contemporânea que pretende provocar reflexões e instigar uma atuação pela igualdade de gêneros, universalizando a sensibilidade e a força das mulheres. São pinturas, ilustrações, desenhos, gravuras, esculturas, bordados, fotos, instalações e performances. Trabalhos que dialogam com o universo feminino e feminista. Sintonizadas com a luta das mulheres por direitos iguais.

A obra e trajetória de Tereza Costa Rego são referências para essa proximidade entre da arte e os assuntos relacionados às necessidades das mulheres. "Sermos contemporâneos de Tereza já é um grande privilégio. Tê-la como vizinha de rua, sentir sua presença e a certeza que guardamos muita identidade artística, sempre nos fez acalentar a idéia homenageá-la." relata Sheila Oliveira, organizadora da Mostra.

A participação especial de Tereza Costa Rego traz o seu "bordel imaginário" e o Pecado Original, obras que sintetizam e traduzem a concepção, o conceito e as aspirações da mostra. "A arte de Tereza inspira essa busca permanente por liberdade, a inquietude com o estabelecido previamente, a sensualidade despojada, o vermelho sempre forte, presente, revelador e transformador. Sempre ousada, com grandeza e sem ostentação. Para nós da Casa do Cachorro Preto esse é um daqueles momentos que traduzem nosso sentido de ser e nossa imaginação libertária", conclui Sheila Oliveira.

A exposição Delas abre ao público nesta Quinta-feira, 9 de março, às 19h, e fica em cartaz para visitação até 27 de março, na Casa do Cachorro Preto, de quinta a domingo. As obras estão disponíveis para aquisição.

Serviço:
Abertura da exposição
Delas - A Mostra das Mulheres
Homenagem e Participação de Tereza Costa Rego
Quinta-feira, 09 de março, às 19h
A Casa do Cachorro Preto
Rua Treze de Maio, 99 - Cidade Alta - Olinda

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos