Um mergulho no ofício de roteirista movimenta coletivo Zanzar

Pernambucano radicado no Rio de Janeiro há quase uma década, o roteirista e consultor de projetos Homero Mendes esteve ao Recife nesta sexta-feira (14) e volta no início de agosto para duas oficinas de roteiro para cinema e televisão promovidas pela Zanzar Coletivo – misto de editora, casa de estudos e residência artística, que também se dedica à produção de argumentos, pesquisas e desenvolvimento de roteiros.

Instalada no Edifício Santalice, na Rua da Aurora, ao lado do Cinema São Luiz, a Zanzar está trazendo Homero para a realização de dois módulos, um introdutório e outro avançado, abordando aspectos como: o que é um roteiro; a ideia; o argumento; a pesquisa; a sinopse; a temática e os elementos; o design de personagens; estruturas clássicas e avançadas; conflito dramático; planejamento de cenas; diálogo e ação; e roteiro final.

Segundo Maria Alice Amorim, uma das curadoras da Zanzar, as oficinas de Homero ocorrem com o estudo de textos teóricos e também por meio da apresentação e dissecação de trechos de filmes ou séries e TV, além da participação de convidados especiais (cineastas e roteiristas). “À medida em que o cinema brasileiro avança, amplia significativamente a sua produção, cresce bastante a demanda por novos roteiristas. Nossa intenção é estimular ainda mais este ofício aqui no Recife e em Pernambuco”, ressalta Alice.

Serão dois momentos distintos, mas complementares. No primeiro, dias 14 e 15 de julho, serão seis horas de oficina introdutória, com noções de como se produzir um roteiro. O segundo, mais aprofundado, consumirá 12 horas entre os dias 3 e 6 de agosto por meio de um mergulho nas técnicas e modelos da arte do roteirista.

Saiba mais:

OFICINA DE ROTEIRO PARA CINEMA E TV

Homero Mendes, consultor de projetos audiovisuais, roteirista e produtor dos curtas-metragens Três Solidões e Moustache, de projetos para TV como C’est La Vie, Fatalidad, Os invencíveis, Fé (projeto para a Roteiraria), Zen Controle e Hastag na Real e Pele, participante da Oficina de Roteiro Tapas e Beijos, da Rede Globo, e do Programa de Roteiristas Globosat, produz a oficina de roteiro de Fausto Galvão (autor colaborador das novelas como Sol Nascente, A Favorita, Páginas da Vida e Laços de Família).

DATAS
Módulo Básico – 14/07 (sexta, 19h às 21h30) // 15/07 (sábado, 14h30 às 18h)
Módulo Avançado – 03 e 04/08 (quinta e sexta, 19h às 21h30) // 05 e 06/08 (sábado e domingo, 14h30 às 18h)

INVESTIMENTO
Módulo Básico – R$ 350,00
Módulo Avançado – R$ 550,00
(Desconto para os dois módulos e pagamentos à vista)

LOCAL
Zanzar Coletivo
Edifício Santalice (ao lado do cinema São Luiz). Rua da Aurora, 127, apartamento 1001, Boa Vista, Recife – Pernambuco.
zanzarcoletivo@gmail.com

Fonte: Assessoria de Comunicação

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos