Coluna #BocaDeConfusão desta terça-feira (26): PTB em "maus lençóis", PT alternativo "além de Lula" e PDT se fortalece no "governo socialista"

PDT se fortalece no "governo socialista" - Wellington Batista é a indicação do PDT para a Secretaria de Agricultura de Pernambuco. Batista é a pessoa da confiança da família dos Queiroz. No Estado, o PDT é presidido pelo deputado federal Wolney Queiroz.

PT alternativo "além de Lula" - O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad é colocado como alternativa dos petistas, caso o ex-presidente Lula não possa se candidatar novamente a Presidência da Republica .

Debate sobre "resíduos sólidos versos fim dos lixões" - Apesar de o número de aterros sanitários, espaços destinados à decomposição dos resíduos sólidos gerados pelo ser humano, terem subido de 8 para 14 unidades em Pernambuco, somente nos últimos quatro anos, o dado ainda está aquém da perspectiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), que determinava a extinção dos lixões até 2014, já que infelizmente 137 dos 184 municípios de PE ainda usam lixões para o descarte de resíduo.

PTB em "maus lençóis" - Com a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco em afastar das funções públicas o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, por ser alvo da Operação Tupinambá, o PTB na região metropolitana do Recife se encontra em uma situação complicada.

“Desgoverno” na segurança pública em Pernambuco - O senador Armando Monteiro (PTB-PE) atribuiu ao “absoluto descontrole” e ao “desgoverno da segurança pública” o aumento dos homicídios em Pernambuco, com 447 casos em julho, o maior número para o mês em dez anos.

Enfrentamento "aos problemas estruturais" do setor de saneamento - Em Brasília, Roberto Tavares, alertou sobre o que considera a confusão do arranjo institucional do setor de saneamento. “A competência é do município, a gestão delegada aos Estados e o dinheiro para investimento concentrado no Governo Federal. A necessidade de negociar com milhares de municípios e o risco de se ter milhares de Agências Reguladoras e contraproducente”, questiona o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e titular da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Categoria "Eles por Elas" - Avanildo Duque da Silva, é finalista na 22ª edição do Prêmio Claudia 2017. Ele é coordenador de projetos da ActionAid, ONG que trabalha por justiça social, igualdade de gênero e fim da pobreza. Vote aqui.

Juventude em "ação e cena" - No próximo domingo, dia 1º de outubro, acontece a primeira edição do Festival da Juventude do Recife, no Parque da Macaxeira. A programação gratuita inclui apresentações musicais, intervenções artísticas, oficinas, rodas de diálogo e feirinha e uma prévia do festival No Ar Coquetel Molotov.

Feira de "Negócios do Artesanato" - De 02 a 31 de outubro, artesãos de todo Brasil podem realizar as inscrições por meio do site www.fenearte.pe.gov.br ou do portal www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br, na aba “Fenearte”. As inscrições valem para todos os setores da Feira: artesãos individuais de Pernambuco, Estados, representantes internacionais, prefeituras pernambucanas, associações, setor de alimentação, redes solidárias e Sebraes.

Congresso em "tiro ao alvo" - O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) fez um duro discurso semana passada, na tribuna da Câmara dos Deputados, onde criticou a falta de comando e pulso do governador Paulo Câmara. Daniel também propôs soluções para ajudar no combate à insegurança, como a criação da polícia penitenciária e mais recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública.

Governo "dispensa sugestão" da oposição - Com relação ao pedido feito pela oposição para que o governador Paulo Câmara solicite a Força Nacional no Estado, o secretário Antônio de Pádua descartou: "Não necessitamos aqui em Pernambuco. Não há nenhuma consideração sobre isso. Serão mais 3.000 policiais até março de 2018. É um número bastante expressivo e, com esse contingente, nós teremos condições de atender as nossas demandas”, declarou Pádua.

>> Envio das sugestões de nota, direito de resposta e demais comunicados devem ser feito através de contato pelo email: josedaradio@gmail.com.

Fonte: Coluna #BocaDeConfusão, por Betinho José