#AgitaçãoPE: Maracatu Águia Formosa promove sambada em Tracunhaém neste sábado (21)

O Maracatu Rural Águia Formosa dá início às atividades do Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa com uma Sambada na Rua Padre João Ribeiro, no Centro de Tracunhaém, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (21/10), a partir das 21h. O evento é aberto ao público e gratuito. A noite ainda contará com o show de Maciel Salú e a apresentação da Ciranda Estrela do Mestre Edmilson (presidente do Águia Formosa). Entre os objetivos da iniciativa estão a valorização e o compartilhamento de conhecimentos entre os maracatuzeiros e as novas gerações. Além da Sambada, a iniciativa promoverá outras cinco atividades até o final do ano, entre os destaques está o Curso de Teoria Musical, que será ministrado pelo Maestro Minuto.

Como uma das atividades oferecidas pelo Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa, a Sambada de Maracatu tem como proposta integrar a comunidade ao promover uma disputa de rimas entre duas nações maracatuzeiras. Neste sábado (21), sob o comando do Mestre Felype Silva, o Águia Formosa convida o Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata, que será guiado pelo Mestre Pedrinho Gabriel. Durante a brincadeira, os mestres entoam suas rimas numa disputa que pode durar até o amanhecer.

Dentre seus principais objetivos, o Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa destaca a valorização do conhecimento ancestral, criando espaços para que Mestras e Mestres possam compartilhar seu conhecimento e sua história com pessoas de outras gerações; a difusão dos saberes e fazeres da Cultura Popular, sobretudo a cultura do Maracatu Rural; e o trabalho para a manutenção do patrimônio cultural imaterial de Pernambuco e do Brasil. O projeto também proporciona uma agenda de atividades que buscam influenciar de maneira positiva a vida da comunidade no seu entorno.

Por isso, além da sambada, o Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa prevê a realização de outras cinco atividades ao público: Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte; Curso de Teoria Musical – estimulando a formação da nova geração de Músicos; Curso de Confecção de adereços de Maracatu; Workshop de Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu; e a Roda de diálogo com o tema “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”. Todas as atividades são gratuitas e terão sua programação divulgada em breve.

Segundo o coordenador do Projeto Azougue, Maciel Salú, a iniciativa é fundamental tanto para o Águia Formosa quanto para outros maracatus, pois, além do lado cultural, a inciativa também tem caráter educacional. “Através do Projeto Azougue, promovemos uma intensa troca de saberes entre jovens e os mestres mais antigos. Desta forma, temos conquistado cada vez mais a atenção do público jovem para participar das oficinas, dos cursos, das sambadas. Assim, conseguimos manter viva e seguimos renovando a cultura dos maracatus”, explica o mestre.

O Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa é realizado pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú. A ação cultural conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco. A iniciativa ainda conta com a parceria da Prefeitura de Tracunhaém.

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – O Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório em Tracunhaém. Em 2002, passou a integrar a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura, mas também na promoção social.

Por sua missão ampla, o Águia Formosa faz com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens, em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social, seja cada vez mais abrangente. Foi com este pensamento que o grupo é considerado um dos Maracatus mais atuantes na sua cidade de origem.

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosa percorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Serviço:

Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Ação: Sambada do Maracatu Rural Águia Formosa
Quando: sábado (21/10), a partir das 21h
Local: Rua Padre João Ribeiro, Centro de Tracunhaém
Maracatu convidado: Maracatu Leão Formoso, de Nazaré da Mata
Mestre da Sambada: Mestre Felype Silva (Maracatu Rural Águia Formosa)
Mestre convidado: Mestre Pedrinho Gabriel (Maracatu Leão Formoso de Nazaré da Mata)
Shows: Maciel Salú e da Ciranda Estrela do Mestre Edmilson

Fonte: Assessoria de Comunicação

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #BlogPautaPolítica

Inscrições abertas para estágio de nível médio no MPPE

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #PautaPolíticaPE

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Coluna do #BlogPautaPolítica

Produção de petróleo e gás natural em 2018

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife