#AgitaçãoPE: Mercados do Recife vão receber programação especial com atrações musicais

Ponto de comércio e lazer da vizinhança, os mercados públicos do Recife vão se transformar em novos pontos turísticos da cidade. Semelhante ao que acontece em mercados públicos como o de São Paulo e Florianópolis, os mercados da Boa Vista, Encruzilhada e Madalena vão receber, a partir deste sábado (21), uma programação com atrações musicais dentro do projeto “Viva o Mercado”. A ideia é movimentar os equipamentos, já bem frequentados por moradores do entorno, e transformá-los em espaços ainda mais atrativos para os turistas. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e Prefeitura do Recife, através da CSURB.

A abertura do projeto será neste sábado (21), no Mercado da Encruzilhada, com Aércio dos 8 Baixos e Trio Expresso na programação. As apresentações acontecerão sempre aos sábados, das 14h as 18h, no pátio externo. Nas próximas semanas, serão definidas as datas de início e a programação das apresentações nos mercados da Boa Vistae da Madalena. A ideia é estreitar cada vez mais a relação entre os moradores do entorno e o mercado, como explica a presidente da CSURB, Berenice Andrade Lima. “Nossa ideia é promover a conexão entre o morador e o mercado, tornando a visita, antes passageira nas compras, em um momento mais duradouro, de socialização e lazer”.

Com o convite formal aos moradores, a intenção é torná-los agentes difusores dos costumes pernambucanos. “Queremos expandir a cultura dos mercados para os nossos turistas, ampliando o leque de possibilidades gastronômicas, de comércio e lazer na cidade”, diz o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. As contratações artísticas serão realizadas pela Empetur, mas a prioridade está com os artistas locais, que exaltam a cultura do Estado. “Esse é o momento ideal para abrirmos espaço para os nossos músicos que trabalham há anos na manutenção dos ritmos pernambucanos”, avalia Carreras.

REQUALIFICAÇÃO - Paralelamente, os três mercados públicos estão recebendo - ou em via de receber - intervenções físicas, como requalificação dos banheiros e pinturas das fachadas. As requalificações nos mercados da Boa Vista e Encruzilhada estão sendo realizadas pela Prefeitura do Recife, já a do Mercado da Madalena está sendo licitada e será executada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. A meta é concluir todas as obras e solidificar novo formato cultural até o fim deste ano.

Fonte: Ascom

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos