#AgitaçãoPE: Mercados do Recife vão receber programação especial com atrações musicais

Ponto de comércio e lazer da vizinhança, os mercados públicos do Recife vão se transformar em novos pontos turísticos da cidade. Semelhante ao que acontece em mercados públicos como o de São Paulo e Florianópolis, os mercados da Boa Vista, Encruzilhada e Madalena vão receber, a partir deste sábado (21), uma programação com atrações musicais dentro do projeto “Viva o Mercado”. A ideia é movimentar os equipamentos, já bem frequentados por moradores do entorno, e transformá-los em espaços ainda mais atrativos para os turistas. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, e Prefeitura do Recife, através da CSURB.

A abertura do projeto será neste sábado (21), no Mercado da Encruzilhada, com Aércio dos 8 Baixos e Trio Expresso na programação. As apresentações acontecerão sempre aos sábados, das 14h as 18h, no pátio externo. Nas próximas semanas, serão definidas as datas de início e a programação das apresentações nos mercados da Boa Vistae da Madalena. A ideia é estreitar cada vez mais a relação entre os moradores do entorno e o mercado, como explica a presidente da CSURB, Berenice Andrade Lima. “Nossa ideia é promover a conexão entre o morador e o mercado, tornando a visita, antes passageira nas compras, em um momento mais duradouro, de socialização e lazer”.

Com o convite formal aos moradores, a intenção é torná-los agentes difusores dos costumes pernambucanos. “Queremos expandir a cultura dos mercados para os nossos turistas, ampliando o leque de possibilidades gastronômicas, de comércio e lazer na cidade”, diz o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. As contratações artísticas serão realizadas pela Empetur, mas a prioridade está com os artistas locais, que exaltam a cultura do Estado. “Esse é o momento ideal para abrirmos espaço para os nossos músicos que trabalham há anos na manutenção dos ritmos pernambucanos”, avalia Carreras.

REQUALIFICAÇÃO - Paralelamente, os três mercados públicos estão recebendo - ou em via de receber - intervenções físicas, como requalificação dos banheiros e pinturas das fachadas. As requalificações nos mercados da Boa Vista e Encruzilhada estão sendo realizadas pela Prefeitura do Recife, já a do Mercado da Madalena está sendo licitada e será executada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. A meta é concluir todas as obras e solidificar novo formato cultural até o fim deste ano.

Fonte: Ascom