Quem é Manu: Jornalista e deputada, filiada ao PCdoB, e pré-candidata a presidência


O #BlogPautaPolítica inicia uma série de publicações '#QuemÉ?' sobre o cenário político com a proposta de compartilhar informações em relação as eleições do próximo ano no Brasil.  A deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB) é a primeira pautada no #QuemÉ? depois de ser convocada por seu partido para disputar a Presidência da República em 2018.

Com informações do Wikipédia

A Manuela Pinto Vieira d'Ávila (Porto Alegre, 18 de agosto de 1981) é uma jornalista e política brasileira, filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul entre 2007 a 2015 e líder de seu partido na Câmara dos Deputados, em 2013. Exerce atualmente o mandato de deputada estadual em seu estado.

Natural de Porto Alegre, começou sua carreira política no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre, eleita em 2004. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, alcançando recordes de votação.

Concorreu à prefeitura da capital gaúcha duas vezes. Na primeira vez, em 2008, ficou na terceira colocação. Na segunda tentativa, em 2012, ficou na segunda colocação, sendo derrotada ainda no primeiro turno por José Fortunati. Em 2014, foi eleita deputada estadual com a maior votação para o cargo naquele ano.

Foto: FB/manueladavila