Secretaria de Cultura do PT/PE divulga nota contra a higienização do carnaval do Recife

A Secretaria de Cultura do PT/PE vem se posicionar contrária à mudança de data e local proposta pela Prefeitura do Recife, para realização do desfile/concurso das agremiações carnavalescas tradicionais, no carnaval de 2018. Numa clara tentativa de higienizar o carnaval recifense, a mudança proposta pela Prefeitura numa reunião com carnavalescos, no último dia 30/10, retira o desfile/concurso da Av. Nossa Senhora do Carmo e o põe num trecho da Av. Alfredo Lisboa, que se inicia no Forte do Brum e encerra nas proximidades do Museu Cais do Sertão. 

Além disso, o desfile/concurso passaria a ser realizado na semana pré, e não mais durante o carnaval. Não bastando a crescente falta de apoio que assola as agremiações, ano após ano, retira-las da visibilidade dos dias de carnaval é considera-las manifestações de segunda categoria e joga-las num ostracismo impensável para clubes, maracatus e caboclinhos históricos, entre outros.

Essas manifestações, algumas delas patrimônio imaterial estadual, nacional e da humanidade, precisam ser valorizadas, ocupando a área central da cidade, nos dias de carnaval. Suas agremiações precisam receber o apoio necessário do poder municipal, para que possam cumprir com suas apresentações, e mostrar a riqueza da diversidade cultural do nosso Estado. A alma do nosso carnaval está sendo atacada, e não vamos calar diante desse despropósito! Deixem nosso carnaval em paz!

Fonte: Ascom/PT PE