Aumento de homicídios de mulheres negras em Pernambuco

Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), revelam que o número de homicídios contra mulheres negras em Pernambuco cresceu 19,8% entre os anos de 2003 e 2013. As informações fazem parte do "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres", levantamento divulgado em setembro/2017.

Em 2003, foram 187 mulheres negras assassinadas, contra 224 mulheres negras mortas em 2015. No caso dos homicídios de mulheres brancas, Pernambuco registrou queda de 50,9%. Em 2003, foram assassinadas 53 mulheres brancas, enquanto foram mortas 26 em 2013.

Apesar dos números alarmantes registrados contra a população negra, o estado registrou uma queda de 15,6% nos casos de feminicídios no mesmo período, ainda de acordo com o Mapa. Já entre 2006, ano da promulgação da lei Maria da Penha, e 2013, apenas cinco estados apresentaram queda nas taxas de homicídios de mulheres. Além de Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro integram a lista.

Em 2006, a taxa era de 9,4 mulheres mortas para cada 100 mil no estado pernambucano. Em 2013, a taxa passou para 7,2, representando uma queda de 23,4%.

De acordo com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, de janeiro a agosto deste ano (2017), foram 69 crimes de feminicídios registrados no estado. A secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, acredita que a rede de atendimento, políticas públicas voltadas para o gênero, maior segurança no estado e as conhecimento dos direitos das mulheres foram essenciais para chegar à diminuição do feminicídio, mas ainda há muito a ser feito. “Principalmente a questão do machismo que ainda é muito resistente. Esse é um desafio contínuo. Por isso estamos com muitas campanhas, se aproximando do público masculino para tentar fazer essa reversão da cultura do machismo”, diz.

Com informações do G1 e DP

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos