Pernambuco se prepara para participar do Fórum Social Mundial 2018 em Salvador


Pernambuco se prepara para participar da edição 2018 do Fórum Social Mundial (FSM) que acontecerá no período de 13 a 17 de março, em Salvador, na Bahia. O FSM será um espaço de encontro de movimentos e organizações sociais de todo o mundo para debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Entidades e lideranças se reuniram nesta terça-feira (19) na sede do Gajop, no Recife, na segunda plenária do Comitê Pernambuco para discutir estratégias e pautas que a delegação pernambucana levará ao fórum.

O tema central do FSM 2018 tratará dos Povos, Territórios e Movimentos em Resistência, a fim de incluir a participação dos mais diversos movimentos e pessoas, não só na participação do evento, mas também como protagonistas na construção deste. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) já colocou à disposição do evento todo o campus localizado em Salvador. Representantes do governo estadual baiano se comprometeram a apoiar o Fórum na cidade.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento que envolve movimentos sociais de várias partes do mundo, a fim de elaborar alternativas para uma transformação social global. A primeira edição do Fórum Social Mundial aconteceu em 2001, teve objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos que, desde 1971, defende as políticas neoliberais em todo mundo. Já o social é aberto a todos.