Prefeitura de Limoeiro perde "quebra de braço" contra os vereadores na Justiça

A 2ª Vara Cível da Comarca de Limoeiro negou o seguimento de um recurso apresentado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro (PML) contra o presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Cunha (DEM). A gestão municipal apresentou um mandado de segurança contra a decisão dos vereadores de vetar a permissão do prefeito João Luís (PSB) utilizar, teoricamente, 20% do orçamento anual sem precisar de autorização prévia do Poder Legislativo. Uma emenda supressiva apresentada pelo vereador Marcos Sérgio (PSD) dentro dos prazos estabelecidos e aprovada por 12 vereadores suprimiu o artigo da Lei Orçamentária Anual (LOA) que daria essa autorização ao gestor.

Conforme documentos que a nossa reportagem teve acesso, o veto parcial do prefeito e o reenvio da matéria para apreciação dos vereadores aconteceu fora do prazo de 15 dias úteis (contando um dia após o recebimento). Isso teria acontecido no décimo sexto dia. No documento anexo ao reenvio do projeto, o prefeito chegou a afirmar que “não economizará esforços no sentido de questionar tal iniciativa perante o Poder Judiciário, inclusive, buscando a responsabilização pessoal daqueles que ajudarem na tentativa de convalidação” do que o executivo credita como ato nulo. Mas na tarde desta sexta-feira (22), às 14h39, depois da análise do processo, o juiz decretou que a decisão dos vereadores seria constitucional e o processo não prosseguiu, permanecendo a decisão dos vereadores.

Embate – Ao recorrer de forma intempestiva, ou seja, fora do prazo, o projeto da LOA do município de Limoeiro precisa ter a sua promulgação e, com isso, passar a ter validade no próximo ano. Pela primeira vez na história a promulgação (oficialmente aceito) será dada pelo presidente da Câmara de Vereadores. Juarez tem até o dia 29 de dezembro, último dia útil do ano, para tal medida. Caso ele não faça, a prefeitura ficará sem orçamento para 2018, podendo até travar o pagamento dos servidores municipais.

Fonte: Blog do Agreste

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos