Tracunhaém, Araçoiaba, Camaragibe e Pedra não possuem portal da transparência aponta ITMpe

Após o levantamento das informações e cálculo do Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos (ITM PE-Prefeitura), apresentou o seguinte diagnóstico da transparência pública das prefeituras municipais dos 184 municípios de Pernambuco. Confira em detalhes aqui no #BlogPautaPolítica.

No quesito de disponibilização de Sítio da Prefeitura e Portal da Transparência, em 2017, constatou-se que um total de 180 prefeituras municipais de Pernambuco dispõem de sítio e de Portal da Transparência, na rede mundial de computadores, o que coincide com o mesmo percentual de 97,8%, observado no diagnóstico realizado no exercício 2016.

O gráfico apresenta a situação das prefeituras dos municípios de Pernambuco no que tange à disponibilização de sítio e Portal da Transparência, para o exercício 2017.

Cerca de 4 (quatro) prefeituras: Trancuhaém (182º), Araçoiaba (110º), Camaragibe (79º) e Pedra (124º), não possuem Portal da Transparência. Mais grave ainda é a situação de 3 (três) prefeituras que além de não disporem de um Portal da Transparência, também não possuem sítio eletrônico, fato que impede o controle social por parte do cidadão, ante a total indisponibilidade de informações.

No mapa foram identificados os municípios cujas prefeituras possuem somente sítio eletrônico, bem como aqueles cujas prefeituras não possuem nem sítio e nem Portal da Transparência. 

Veja no site do Tribunal de Contas do Estado o sumário completo do Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos Exercício 2017 acessando o link: CLIQUE AQUI.