Coluna #BocadeConfusão desta quinta (18)

MEC divulga resultados do Enem 2017 - Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem consultar, seus resultados na Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br/participante ou no aplicativo Enem 2017. O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada. Os resultados foram antecipados em um dia. O resultado dos treineiros será divulgado em 19 de março, assim como as vistas pedagógicas da redação. O Enem 2017 foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 5 e 12 de novembro.

Divulgado calendário do Enem 2018 - O Ministério da Educação também anunciou as principais datas do Enem 2018, que completa 20 anos, e será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. O edital do exame será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizados de 7 a 18 de maio deste ano. Como anunciado no ano passado, os participantes com direito a isenção que faltaram ao Enem 2017 deverão justificar a ausência para garantir a manutenção da isenção no Enem 2018. A solicitação de isenção também deixa de ser feita durante a inscrição, passando a ser realizada com antecedência. O período de solicitação de isenção e de justificativa da ausência no Enem 2017 será de 2 a 11 de abril, pela Página do Participante.

Aeroporto do Recife bate recorde - O Aeroporto Internacional do Recife estabeleceu seu novo recorde de movimentação de passageiros. De acordo com o relatório apresentado pela Infraero, 7,7 milhões de pessoas passaram pelos terminais do equipamento ano passado, superando os 7,2 milhões registrados em 2014, no ano da Copa do Mundo. A marca levou o Estado à inédita liderança na movimentação dos aeroportos do Nordeste, como reflexo da política de turismo da administração do governador Paulo Câmara, com ações de estruturação, promoção dos destinos e capacitação de mão de obra relacionada ao setor. Planejamento que levou Pernambuco a uma expansão sem precedentes de sua malha aérea, saltando de 14 para 26 destinos nacionais e de quatro para 15 destinos internacionais desde o início de 2015.

RAPIDINHAS #BOCADECONFUSÃO

Reajustes de preços do gás de cozinha - Conforme anunciado em dezembro, a Petrobras realizou a revisão de sua política de preços do GLP de uso residencial, comercializado em botijões de até 13 kg, e definiu novos critérios para aplicação dos reajustes, além de uma regra de transição para 2018, que reduzirá o preço do GLP vendido nas refinarias em 5% a partir de amanhã (19/01).

Redução no valor do gás dependerá das distribuidoras e revendedores - Após a redução que entrará em vigor amanhã, 19, o preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.