Coluna #BocadeConfusão desta sexta (19)

Crise fecha lojas do comércio da rua Imperatriz no Recife - Cerca de mais de 10 lojas encerraram as  suas atividades na Rua Imperatriz Teresa Cristina, no centro do Recife. No dia 31 de dezembro do ano passado, uma grande rede fechou as portas da sua loja na popular rua da Imperatriz. O logradouro mais conhecido por uma rua de grandes lojas, de grande movimento e economicamente bem rentável, nos últimos meses, vem se tornando uma rua morta, prédios abandonados, portas fechadas, placas de "alugar-se" ou "repasso ponto". A crise econômica, o aumento da violência e a falta de investimento na região estão entre os principais fatores da crise no setor e o pouco incetivo dos governos para intensificar o poder de compras da população na velha Rua da Imperatriz.

Comitê Pernambucano pró-Fórum Social Mundial 2018 - Pernambuco se prepara para participar da edição 2018 do Fórum Social Mundial (FSM) que acontecerá no período de 13 a 17 de março, em Salvador, na Bahia. O FSM será um espaço de encontro de movimentos e organizações sociais de todo o mundo para debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Entidades e lideranças vem se reunindo no Recife para discutir estratégias e pautas que a delegação pernambucana levará ao fórum.

Tadeu Alencar: “Recorde em exportação mostra acerto das gestões do PSB em Pernambuco” - O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) comemora o recorde de exportações alcançado por Pernambuco em 2017, lembrando que o resultado histórico é fruto direto da política de desenvolvimento econômico conduzida inicialmente pelas gestões Eduardo Campos e continuada pelo governador Paulo Câmara, ambos do PSB. As exportações em Pernambuco registraram um recorde de US$ 1,9 bilhão em 2017, crescendo 38,4% em relação a 2016. O parlamentar lembra que na última reunião do ano do Conselho de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), em dezembro, foram aprovados 36 projetos, que devem gerar 1.356 vagas de emprego direto. São investimentos da ordem de R$ 279,6 milhões. Ao longo de 2017, foram contemplados 144 empreendimentos, superando os 129 projetos de 2016 e os 140 de 2015.

RAPIDINHAS #BOCADECONFUSÃO

Encontro das Nações de Maracatus - As 13 Nações de maracatus que vão encerrar as atividades da semana pré-Carnavalesca, com apresentação no Marco Zero no dia 8 de fevereiro (quinta), já começam a ensaiar. No total, serão 18 ensaios que acontecem nas comunidades e na Rua da Moeda. Os encontros culminarão no encerramento da semana pré-Carnavalesca, com a apresentação do "Tumaraca", o Encontro das Nações, na quinta-feira que antecede os festejos.

Acerto de Marchas dos Blocos de Pau e Cordas - Às quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, bairro de São José. Acontecerão nos dias 19 e 25 de janeiro e 2 e 8 de fevereiro. No total, 32 blocos participam dos acertos.