Maracatu Nação Estrela Brilhante abre prévias do Recife

O Alto José do Pinho foi palco da abertura oficial de prévias carnavalescas que vão alegrar foliões e turistas até o dia 8 de fevereiro. A Rua Severino Bernardino Pereira, na frente da sede do Afoxé Ilê de Egbá, se tornou pequena para o ensaio da Maracatu Estrela Brilhante, uma das 13 Nações que integram o Tumaraca, encontro que acontecerá no dia 8 de fevereiro (a quinta-feira que antecede os festejos) e encerra as atividades pré-Carnavalescas. O ensaio começou às 19h e reuniu cerca de 50 batuqueiros, sob o comando de mestre Walter Ferreira.

No total, 38 acertos de marchas, ensaios de Maracatus, acertos de baques, encontro de Caboclinhos e Tribos de Índio, além de concursos de diversas modalidades como Rei Momo e Rainha do Carnaval prometem incendiar os corações momescos no período. Na noite de hoje, o Estrela Brilhante foi acompanhado pelo grupo Voz Nagô, que já acompanha os encontros de maracatus, e contou com a presença também do mestre Chacon Viana, do Maracatu Porto Rico. Para ele, a festa das Nações na quinta-feira não ofusca o brilho das evoluções. “Estamos abertos para todas as manifestações e o povo recifense sai ganhando com mais este dia de folia”, revelou.

Para o Tumaraca, em fevereiro, o grupo de Nações preparou uma série de pequenas surpresas para a plateia, com participações pra lá de especiais como a da cantora Isaar, do Mestre Meia Noite, de Zé Brown e Guitinho de Xambá, do Grupo Bongar. Guitinho foi o primeiro a participar dos ensaios e também marcou presença hoje emprestando sua voz em músicas de matriz afro com deferências à ancestralidade religiosa que envolve as manifestações das Nações de Maracatu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos