Maracatu Nação Estrela Brilhante abre prévias do Recife

O Alto José do Pinho foi palco da abertura oficial de prévias carnavalescas que vão alegrar foliões e turistas até o dia 8 de fevereiro. A Rua Severino Bernardino Pereira, na frente da sede do Afoxé Ilê de Egbá, se tornou pequena para o ensaio da Maracatu Estrela Brilhante, uma das 13 Nações que integram o Tumaraca, encontro que acontecerá no dia 8 de fevereiro (a quinta-feira que antecede os festejos) e encerra as atividades pré-Carnavalescas. O ensaio começou às 19h e reuniu cerca de 50 batuqueiros, sob o comando de mestre Walter Ferreira.

No total, 38 acertos de marchas, ensaios de Maracatus, acertos de baques, encontro de Caboclinhos e Tribos de Índio, além de concursos de diversas modalidades como Rei Momo e Rainha do Carnaval prometem incendiar os corações momescos no período. Na noite de hoje, o Estrela Brilhante foi acompanhado pelo grupo Voz Nagô, que já acompanha os encontros de maracatus, e contou com a presença também do mestre Chacon Viana, do Maracatu Porto Rico. Para ele, a festa das Nações na quinta-feira não ofusca o brilho das evoluções. “Estamos abertos para todas as manifestações e o povo recifense sai ganhando com mais este dia de folia”, revelou.

Para o Tumaraca, em fevereiro, o grupo de Nações preparou uma série de pequenas surpresas para a plateia, com participações pra lá de especiais como a da cantora Isaar, do Mestre Meia Noite, de Zé Brown e Guitinho de Xambá, do Grupo Bongar. Guitinho foi o primeiro a participar dos ensaios e também marcou presença hoje emprestando sua voz em músicas de matriz afro com deferências à ancestralidade religiosa que envolve as manifestações das Nações de Maracatu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI