Pernambuco decreta luto oficial e políticos lamentam a morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho

O Governo do Estado decretou nesta terça-feira (02.01) luto oficial de três dias em Pernambuco pela morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho, pai do senador Armando Monteiro Neto (PTB). Algumas personalidades do meio político divulgaram notas de pesar pelo falecimento do político e empresário aos 92 anos, e se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho. 

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco: "Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e politico. Dr. Armando teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações. Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos."

Silvio Costa Filho (PRB), deputado estadual: "Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais. Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano." 

Tadeu Alencar (PSB), deputado federal: "Armando Monteiro Filho engrandeceu a atividade política e empresarial no Brasil. Ele sempre teve posições alinhadas ao campo progressista, colocando-se ao lado das melhores causas do País e de Pernambuco. Foi um democrata e um empreendedor com plena consciência do papel que devia exercer para tornar melhor nossa realidade social. Hoje, Pernambuco lamenta, mas também reverencia, um grande pernambucano."

Marília Arraes (PT), vereadora: "Neste momento de luto e dor, solidarizo-me com a família do Dr. Armando Monteiro Filho, um dos principais quadros empresariais de Pernambuco. Ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura (do governo João Goulart), Armando Filho sempre defendeu os interesses de Pernambuco, através de uma postura progressista, visionária e democrática. Em 1994, disputou o Senado na chapa do ex-governador Miguel Arraes e teve, como sempre, um importante papel no debate eleitoral. Sua capacidade de mediar, algo raro em tempos de tanta intolerância, fará muita falta a todos que ficam. Meus sinceros sentimentos à família."

Edilson Silva (PSOL), deputado estadual"Morreu esta manhã, aos 92 anos, Armando Monteiro Filho. Foi ex ministro do Governo João Goulart e um dos entusiastas das reformas de base. Me aproximei dele via a ex senadora Heloísa Helena. Pude depois proporcionar um encontro entre ele e o senador Randolfe Rodrigues. Sempre foi muito generoso na relação comigo, me citando inclusive em sua biografia (Foi assim). A cremação de seu corpo será amanhã pela manhã. Irei prestar-lhe a última homenagem. Meus sentimentos de pesar à família."

Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife: "Quero expressar meus sentimentos e enviar meu carinho à família e aos amigos de Armando Monteiro Filho, empresário e homem público pernambucano que dedicou toda sua vida ao Brasil e a Pernambuco, nos negócios, e como deputado e ministro de Estado. Sua trajetória se confunde com a história política do Brasil, sempre ao lado dos interesses de Pernambuco. Que Deus leve conforto a seus familiares neste momento de dor."

Priscila Krause (DEM), deputada estadual: "Pernambuco perdeu hoje empresário e figura pública de destaque, nome com experiência quase incomparável, participante de lutas em prol do nosso desenvolvimento, tanto na trincheira política quanto pelo meio dos negócios. Meu abraço carinhoso a dona Do Carmo, filhos, netos, bisnetos e a toda a família do sempre gentil e educadíssimo Armando Monteiro Filho, com a certeza do conforto de uma vida exemplar aqui na Terra."