Terça Negra, blocos, caboclinhos e baques agitam as prévias do Carnaval no Recife

Antes dos cinco dias oficiais de folia, as manifestações culturais que embelezam e colorem o festejo de Momo no Recife realizam ensaios antecipados, também promovidos pela Prefeitura. No total, a cidade irá desfrutar de 30 encontros e ensaios de blocos líricos, maracatus de baque virado e tribos de índio e caboclinhos, além de concursos, garantindo uma programação quase que diária para turistas e foliões que queiram vivenciar a cultura popular nos dias que antecedem os festejos. São eles:

Acerto de Marchas dos Blocos de Pau e Cordas - às quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, bairro de São José. Acontecerão nos dias 19 e 25 de janeiro e 2 e 8 de fevereiro. No total, 32 blocos participam dos acertos.

Terça Negra especial de Carnaval - Nos dias 16, 23, 30 de janeiro e seis de fevereiro, o Pátio de São Pedro irá sediar as edições especiais da Terça Negra, com shows e evoluções ligadas à Cultura Afro.

Encontro de Caboclinhos e Baques - Até o dia 1 de fevereiro, o Pátio de São Pedro vai sediar o 9º encontro de Baques de Caboclinho, que vai reunir 18 Ternos de Agremiações de Caboclinhos e Tribos de Índio. Os eventos, abertos ao público, começam às 19h. O ‘baque’, ‘terno’ ou ‘tocadores’, denominações dadas ao grupo musical, é constituído comumente de três a quatro pessoas, sempre do sexo masculino. Há grupos que utilizam três instrumentos: gaita, tarol - também conhecido como surdo ou bombo - e caracaxás – ou mineiro. No dia 7 de fevereiro, a Rua da Moeda vai sediar o encontro de Caboclinhos e tribos de índios. No total, 18 grupos irão fazer suas evoluções para a multidão.

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos