Coluna #PautaPolítica desta sexta (2)

Cinco partidos aguardam análise dos ministros do TSE sobre mudança de nome - O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) protocolou, na quarta-feira (31), pedido de alteração de mudança do nome e sigla para Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Além disso, também solicitou algumas adaptações do estatuto do partido à legislação eleitoral. Com esse pedido, são quatro os partidos que aguardam a análise, em sessão administrativa, dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudança do nome e sigla. O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) quer se chamar Democracia Cristã (DC). O Partido Ecológico Nacional (PEN) quer mudar para Patriota (PATRI) e o Partido Progressista (PP) quer trocar para Progressistas, mantendo a sigla PP. No ano passado, o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) obteve no TSE a mudança de nome para Avante. Antes, em 2017, o TSE havia aprovado a troca do nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN) para Podemos (PODE). PEN, PSDC e Partido Progressista conseguiram registro na Corte Eleitoral.

Prefeito Geraldo foi prestar contas aos vereadores da Câmara do Recife - Nesta quinta-feira (1º), a Câmara Municipal do Recife iniciou os trabalhos legislativos do ano de 2018. O prefeito Geraldo Julio (PSB) compareceu à reunião solene de abertura da Segunda Sessão, da 17ª Legislatura, e leu a mensagem do Executivo, destacando o enfrentamento à crise em 2017, que permitiu a manutenção e a ampliação dos serviços públicos e ainda a realização de entregas para o Recife. A mensagem do Executivo ao Poder Legislativo no início de cada Sessão Legislativa está prevista no artigo 54, inciso 7º da Lei Orgânica do Município.


Oposição cobra do governo de Pernambuco mais ações - O governador Paulo Câmara terá, este ano, o último de sua gestão, um encontro marcado com as promessas feitas na campanha de 2014 e com o seu programa de Governo. A cobrança foi feita nesta quinta-feira (1), pelo líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Silvio Costa Filho (PRB), durante a sessão que marcou o início da quarta sessão da atual legislatura. Segundo o parlamentar, o atual governador do Estado chega ao final de seu mandato com menos de 30% de seu programa de governo cumpridos. “O BRT continua inconcluso, o Projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe segue parado, o corredor do VLT da Avenida Norte nunca saiu do papel, a promessa da tarifa única ainda não foi cumprida, as 20 unidades do Compaz sequer foram iniciadas, entre outras promessas”, listou.

RAPIDINHAS #BOCADECONFUSÃO:


Renovação nas lideranças na Câmara do Recife - Os trabalhos começaram no Poder Legislativo Municipal com mudanças. O novo líder do Governo é o vereador Eriberto Rafael (PTC) e o vereador Rinaldo Júnior (PRB) assume a liderança da Oposição na Casa José Mariano. Ambos terão responsabilidades de um lado defender "o diálogo" com a população, o poder público e os pares, e do outro uma atuação "mais propositiva" e "dura fiscalização" nas ações da gestão da Prefeitura do Recife.

Isenção de taxas na emissão da segunda via de documentos furtados ou roubados - Quem teve documentos furtados ou roubados pode ficar isento das taxas de emissão da segunda via, caso seja aprovado na Alepe, o Projeto de Lei º 1630/2017 de autoria do deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT). Com aprovação do PL, os cidadãos pernambucanos vão poder obter a isenção de que trata da cobrança de taxas, para isso, a vítima deverá apresentar ao órgão emissor o respectivo boletim de ocorrência policial, no qual constará a enumeração dos documentos furtados ou roubados.