Coluna #PautaPolíticaPE desta quarta-feira

Deputada Roberta anuncia boas notícias depois de reunião na Secretaria de Transportes - A deputada Roberta Arraes (PSB) esteve em reunião com o secretário de Transportes em exercício, Antônio Júnior e o engenheiro civil, Hélder Rômulo, onde recebeu a notícia da execução do projeto de revitalização da pista do aeroporto do município de Araripina, que é um pleito antigo do ex-prefeito Alexandre Arraes, e em breve terá sua concretização para melhorar a pista de pouso. A outra notícia que o secretário informou foi sobre a obra da estrada de Lagoa do Barro, que se encontra em processo com todos os trâmites legais, e em um curto prazo o governador Paulo Câmara estará dando a ordem de serviço. Ainda na ocasião, a parlamentar também reforçou os pedidos de serviço para a operação tapa buraco dos trechos das estradas PE - 615, que liga o distrito de Nascente ao centro do município de Araripina; da PE-545, para favorecer os municípios de Ouricuri, Bodocó e Exú; e o recapeamento da PE-576, que liga Ipubi a Trindade. "Foi uma reunião bastante proveitosa, a revitalização da pista do aeroporto será muito importante, e a obra da estrada de Lagoa do Barro é um sonho antigo da população e em breve irá se tornar uma realidade", afirmou a deputada Roberta Arraes.

Marina Silva desembarca no Recife para filiar Julio Lóssio na Rede - Nesta quinta-feira (dia 22), a ex-senadora Marina Silva, pré-candidata novamente à Presidência da República, estará na capital pernambucana para abonar a ficha de filiação do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, à Rede Sustentabilidade. Com toda essa movimentação se confirma a pré-candidatura de Lóssio ao Governo do Estado. O ato acontecerá às 18h30, no Recife Praia Hotel, na Av. Boa Viagem, no bairro do Pina, em Recife.

Projeto estabelece a Capoeira como Patrimônio Cultural de Pernambuco - Reconhecida desde 2008 pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil, e em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – assim como o Frevo – , a Capoeira caminha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial também de PE. A intenção é do Projeto de Lei Nº 1709/2017, apresentado pelo deputado estadual Zé Maurício (PP) na Assembleia Legislativa de PE. Prática social brasileira que possui uma incontestável riqueza histórica, gestual, musical, ritualística, artesanal, dentre outras acumuladas com, na e para a coletividade. A capoeira está atrelada a historicidade brasileira e figura lócus importante para ações-reflexões-ações que transformaram, transformam e podem transformar paradigmas, ou, pelo menos, contribuir para humanizar relações com suas diferentes possibilidades de trato com notórios conhecimentos ancestrais de coletivos que foram e são oprimidos por diferentes tipos de violência.