Coluna #PautaPolíticaPE desta quinta-feira

Gilberto Alves em cena na capital pernambucana - O vereador do Recife, Gilberto Alves, é primo do pedetista Túlio Gadelha. O jovem pernambucano Túlio é atual namorado da apresentadora Fátima Bernardes. Gilberto neste Carnaval participou de muitas troças, festivais e blocos em diversas comunidades da capital se destacando na folia. Nos eventos, o parlamentar se encontrou com Gadelha, no Nascedouro de  Peixinhos, em Olinda, e com o deputado federal André de Paula, no Vasco da Gama, em Recife. Alves se mostrou na festividade carnavalesca que além de um bom folião, ele tem uma grande articulação com várias lideranças no âmbito da cultura.

Câmara repercute lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 - Fraternidade e superação da violência. É esse o tema da Campanha da Fraternidade 2018, iniciativa da Igreja Católica brasileira realizada anualmente no período da Quaresma, e que foi repercutida pelo vereador Aerto Luna (PRP) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). Segundo o parlamentar, a campanha – cujo lema deste ano é “em Cristo, somos todos irmãos” – foi lançada pela Arquidiocese de Olinda e Recife na quarta-feira de cinzas (14). Em seu discurso, Aerto Luna falou sobre a necessidade de construir uma cultura de paz. Segundo ele, o estereótipo de povo “pacato” não condiz com a realidade da violência no país, que registrou mais de 60 mil mortes violentas em 2016. “Nesse quadro desolador e desanimador, a Campanha da Fraternidade quer ser lugar de reflexão e juntar-se aos canais que trabalham pela cultura de paz, de reconciliação e justiça, à luz da palavra de Deus.”.

Vereador denuncia situação em creche do Alto José do Pinho no Recife - Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (21) o vereador André Régis (PSDB) contou que durante visita realizada pela manhã por sua equipe, a creche Unidos Venceremos, no Alto José do Pinho, foram encontradas irregularidades como a existência de cupins, pombos e instalações precárias. De acordo com o parlamentar, na última segunda-feira, uma gestora encontrou um escorpião nas instalações do lugar e na visita de hoje, foi flagrado o momento em que uma ratazana cruzou o refeitório. “Além do espaço em situação precária, confinar 80 crianças, ainda há o risco de contraírem uma doença ou serem picadas por um animal peçonhento”.