Coluna #PautaPolíticaPE edição especial de domingo

Daniel Cara se filia ao PSOL - O cientista político se filiou ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).  Daniel é referência e tem uma longa trajetória na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Em 2015 recebeu o prêmio Darcy Ribeiro e desde 2006 coordena a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Cara é um grande crítico do absurdo projeto Escola Sem Partido e da reforma do Ensino Médio. Em ato na sede do PSOL, em São Paulo, no dia 23/02 que contou com a participação de dirigentes da legenda, como o presidente do diretório estadual, Joselício Júnior (Juninho) e a presidente do diretório municipal, Michele Vieira; da a pré candidata ao Governo de São Paulo, Lisete Arelaro; da deputada federal Luiza Erundina; do vereador Toninho Vespoli e da vereadora Sâmia Bomfim. Uma boa aposta do partido na concretização da renovação política e de bons quadros, e também de um novo parlamento brasileiro que poderá surgir depois das eleições 2018.

Três cidades pernambucanas terão mais dinheiro para gastar com festas  - O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas, além de orientar o repasse de verbas federais. De acordo com a nova categorização, três cidades do Sertão de Pernambuco registraram crescimento pelo setor - Araripina, Itacuruba e Triunfo -, seja por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de visitantes domésticos e internacionais. Com a nova categorização, as cidades de Araripina e Triunfo, agora na categoria ‘C’, passam a poder contar com até R$ 400 mil por ano do governo federal para a realização de festejos. Já Itacuruba, classificada como ‘D’, tem direito a um limite de R$ 150 mil.

Chapa da Oposição será unificada e sem nome certo para a majoritária - A frente das Oposições de Pernambuco, em ato do movimento “Pernambuco Quer Mudar” que reuniu mais de 5 mil pessoas em Caruaru, no sábado (3), anunciou que lançará candidatura única ao governo de Pernambuco nas eleições 2018. O nome só será conhecido em abril. Nos bastidores, alguns correligionários já apostam e comentam que a possível chapa seja formada pelos nomes: candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) e a vice, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB). Para as duas vagas ao Senado dizem que estão no pário os nomes do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do ministro e deputado federal licenciado, Mendonça Filho (DEM) ou do deputado federal, Ricardo Teobaldo (Podemos). Por fim, ficaria na chapa para concorrer ao cargo de deputado, o ministro e deputado federal licenciado, Fernando Filho (Sem Partido), o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), o presidente estadual do PV, Carlos Augusto Costa, e os ex-governadores João Lyra Neto e o Joaquim Francisco, ambos do PSDB.