Coluna #PautaPolíticaPE desta segunda-feira

Deputado Silvio e Áureo Cysneiros denunciam sucateamento e falta de efetivo que atinge 85% das delegacias - O sucateamento afeta a grande maioria das delegacias da Polícia Civil em Pernambuco. Atualmente, 85% das unidades do Estado não funcionam após as 18 horas, nos fins de semana e feriados, obrigando a população a realizar uma verdadeira peregrinação caso precisem de atendimento ou prestar um boletim de ocorrência nesses períodos. Segundo dados do Conselho Nacional do Ministério Público, constante no estudo “O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial”, apenas 11 das 275 delegacias pernambucanas (4% do total) possuem efetivo policial suficiente para a realização plena das suas atividades. A situação fica abaixo da média do Nordeste (8,4%), sendo a segunda pior da região, e da média nacional (12,9%). A crise na segurança pública de Pernambuco foi tema de encontro entre o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o presidente do Sindicato dos Policiais Civil de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cysneiros, na última quinta-feira (1º).

Lei garante o Dia Municipal do Desportista no Recife - O vereador Gilberto Alves, ao longo de sua trajetória no Poder Legislativo Municipal sempre concentrou esforços em projetos e ações que incentivem iniciativas populares. Um exemplo é a Lei 17.650/10, de sua autoria e sancionada, que institui o Dia Municipal do Desportista, celebrado no dia 16 de junho de cada ano. A data visa dar apoio às questões relacionadas à Política Municipal de Esportes, estreitar o relacionamento entre a administração pública e a sociedade, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos recifenses. Agora, o Poder Executiva precisa garantir efetivamente uma política integrada que resgate, valorize e cultive os desportistas, especialmente das comunidade do Recife.

Deputado Tony Gel destaca provável regularização do abastecimento em Caruaru - Testes realizados, no final de fevereiro, pela Compesa, a fim de restabelecer o abastecimento de água no 2º Distrito de Caruaru, no Agreste, motivaram pronunciamento do deputado estadual Tony Gel (MDB). Na última quinta-feira (1º), o parlamentar comemorou a medida, que, segundo estimou, deve possibilitar o retorno da água às torneiras dos moradores de povoados rurais da região em até 15 dias. O emedebista disse que a ação da Compesa vai garantir o fornecimento de água às vilas pelo menos duas vezes por mês, o que deve ser suficiente para encher as cisternas das casas.