Coluna #PautaPolíticaPE desta terça-feira

Paulo defende políticas preventivas para superar a violência e a criminalidade - O governador Paulo Câmara defendeu hoje (06/03), durante o Fórum de Governadores do Nordeste, as políticas sociais preventivas como forma de vencer o problema da violência e da criminalidade, no médio e no longo prazos. “Não podemos aceitar o desmonte do nosso sistema de assistência social, pois são as políticas de prevenção que vão assegurar os resultados no enfrentamento da violência e da criminalidade”, disse Paulo, que, juntamente com os demais governadores nordestinos, subscreveu a “Carta de Teresina”, com sugestões a serem encaminhadas ao Governo Federal. A “Carta de Teresina”, entre outras propostas, sugere a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública, com recursos oriundos das loterias da Caixa Econômica Federal; integração do Sistema de Comunicação das Polícias e dos Estados; implementação de operação de enfrentamento do crime nas áreas de divisas e fronteiras dos Estados do Nordeste e mutirão para julgamento de presos provisórios.

BC e SPC-Brasil assinam Acordo de Cooperação sobre cidadania financeira - O Banco Central e o SPC-Brasil assinaram Acordo de Cooperação com objetivo de promover ações coordenadas, palestras e cursos nas áreas de cidadania financeira, de proteção aos usuários de produtos e serviços financeiros e de inclusão. Pelo acordo, o BC irá disponibilizar seus conteúdos de educação financeira por meio do acesso à plataforma digital cidadaniafinanceira.bcb.gov.br, realizar ações de capacitação e treinamento e analisar a criação de produtos pelo SPB-Brasil a partir do programa de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil. O SPB-Brasil também irá disponibilizar conteúdos sobre educação financeira, irá fornecer relatórios sobre o acesso aos conteúdos criados a partir do programa de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil e disponibilizar ao Banco Central acesso a estudos sobre as principais dúvida apresentadas por seu público-alvo referentes à estrutura, à organização e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.

Parceria entre Prefeitura de Ipojuca e Movimento Brasil Competitivo - Aconteceu nesta segunda-feira (5), solenidade em que firmou a parceria entre a Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana, e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). A cerimônia, comandada pela prefeita Célia Sales (PTB), culminou com a adesão ao Programa Modernizando a Gestão Pública. Estiveram presentes o senador Armando Monteiro (PTB), a vice-prefeita, Patrícia de Leno, o superintendente do MBC, Romeu Luiz Neto, a especialista em Gestão Pública do MBC, Adriane Brito, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), além de secretários municipais. O programa tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão por meio de técnicas de governança corporativa. O programa Modernizando a Gestão Pública tem o intuito de levar a experiência em gestão do setor privado para a esfera pública. Em Ipojuca, o projeto terá a finalidade de prestar serviço de assessoramento especializado e desenvolvendo modelagens de Governança e Gestão. O Movimento Brasil Competitivo é uma iniciativa criada em 2001 por um dos maiores empresários do Brasil, Jorge Gerdau Johannpeter. Sua missão é implantar programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico nacional.