Coluna #BlogPautaPolítica deste sábado


Modelo educacional brasileiro exclui os mais pobres, aponta debate - “O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, aponta que os milhões de estudantes que todos os anos são reprovados ou abandonam a escola traduzem um modelo voltado para a exclusão social dos mais pobres. Daniel Cara adverte que a grande maioria dos alunos que desistem ou reprovam provém das periferias e são negros, o mesmo segmento mais vitimado pela repressão policial, pois ainda predomina no país a ideia de que os direitos e a cidadania não são para todos. — Nosso modelo na prática nega a promoção da cidadania para amplos segmentos sociais. É esse tipo de concepção que está por trás da militarização das escolas, conduzida por alguns governos estaduais. A militarização só ocorre nas periferias das grandes cidades, pois entende-se que esses jovens têm que ser domados, mais do que educados, ou que tenham uma concepção de cidadania — afirmou.” Com informações da Agência Senado


Troca-troca dos senadores - O tamanho das bancadas partidárias do Senado continua o mesmo, mas a janela aberta no início do mês para permitir a troca de legendas pelos parlamentares sem punições legais, antes das eleições, levaram seis senadores a trocar de sigla. São eles Fernando Bezerra Coelho (PE), Raimundo Lira (PB), Kátia Abreu (TO), Eumano Ferrer (PI), Pedro Chaves (MS) e Wilder Moraes (GO). O único senador que não fez qualquer filiação e continua sem partido é José Antonio Reguffe (DF). Ao contrário da Câmara, Casa em que cerca de 40% dos deputados trocaram de siglas, modificando o tamanho das bancadas e dos blocos partidários, o pequeno número observado no Senado em nada interferiu nos trabalhos legislativos nem nas composições das comissões técnicas. Com informações do portal RBA.


Nova candidatura no Rio de Janeiro - A doutora em Filosofia e escritora Elika Takimoto (@elikatakimoto) anunciou nesta quarta-feira, 25, que irá se candidatar a deputada estadual no Rio de Janeiro pelo "Com muita alegria, muita ansiedade, muita emoção e, sobretudo, com muita esperança que comunico a todas as pessoas e robôs que me seguem a minha pré-candidatura para deputada estadual do Rio de Janeiro pelo partido que tirou o Brasil do mapa da fome", disse Takimoto pelo Twitter. Com informações do portal Brasil 247.

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #BlogPautaPolítica

Inscrições abertas para estágio de nível médio no MPPE

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #PautaPolíticaPE

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Coluna do #BlogPautaPolítica

Produção de petróleo e gás natural em 2018

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife