Dom Fernando apresenta na Assembleia Geral os preparativos para o Congresso Eucarístico Nacional em Recife

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou na última sessão da 56ª Assembleia Geral da CNBB, desta quinta-feira (12/04), um vídeo sobre o planejamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Recife no período de 12 a 15 de novembro de 2020.

O vídeo, produzido pela Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife, mostra a estrutura de organização do evento, com as várias comissões temáticas, a necessidade de voluntários, os locais das celebrações e palestras, e os contrastes da região metropolitana, com realidades sociais bem diversas: situações bastante privilegiadas e a miséria em que vive grande parte da população. “A disparidade social motivou o tema do Congresso, ‘Pão em todas as mesas’, sensibilizando os bispos para colaboração e participação no evento”, comentou dom Fernando.

Após a exposição do vídeo, o arcebispo teve tempo em plenária para apresentar outros detalhes já definidos sobre o Congresso Eucarístico, como o evento de lançamento no dia 15 de novembro de 2018, no Teatro Santa Isabel. Segundo dom Fernando, a antecedência é necessária, diante da grandiosidade do Congresso. “No lançamento, dois anos antes do Congresso, apresentaremos o hino oficial e a logomarca num momento festivo com apresentações culturais do Movimento Pró-criança, Instituto Dom da Paz e Orquestra Criança Cidadã, todos grupos pertencentes ou ligados à nossa Igreja”, disse o arcebispo.



Segundo arcebispo, a apresentação na 56ª Assembleia Geral da CNBB foi muito bem recebida e elogiada. “Falei sobre o empenho da Arquidiocese em preparar o Congresso e, sobretudo, do amor com que toda a equipe está trabalhando desde já”, concluiu.

O Congresso Eucarístico Nacional de 2020 terá celebrações, seminários, exposições e shows em grandes espaços da Região Metropolitana do Recife, como a Arena Pernambuco, Centro de Convenções e Praça do Marco Zero.

Fonte: Pascom AOR