Coluna #BlogPautaPolítica desta sexta-feira


>>Deputados estão brigando pelo fundo partidário -  Algumas legendas partidárias priorizam a grana para deputados federais e assim vão escanteando quem busca vaga na Assembleia Legislativa. Esta divisão do dinheiro para custear os gastos da campanha vem virando disputa nos partidos, estilo uma competição interna. Numa campanha eleitoral ainda pouco vista nas ruas, os candidatos estão precisando brigar para ter acesso ao fundo partidário que irá financiar as campanhas de poucos e disputar os eleitores. Por causa da proibição de doações de empresas privadas, a maioria dos partidos decidiram priorizar a reeleição de deputados federais, criando uma grande revolta especialmente quem está concorrendo por uma vaga pela primeira vez ou tentando retornar para a Alepe.


>>Michel Temer elogia Paulo Câmara e agradece apoio impeachment de Dilma - “Paulo me apoiou durante todo o período, desde o afastamento da ex-presidente Dilma”: a frase foi dita de maneira firme, na quarta-feira (29) pelo presidente Michel Temer (MDB), em entrevista à Rádio Jornal. Entre outras declarações elogiosas, Temer afirmou que teve no governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), um “apoio importante”, tanto no processo de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, como no seu governo. Para Temer, o afastamento de Paulo do seu círculo de apoio reflete um movimento meramente eleitoral, uma tentativa de se desvincular de seu governo. “Não tem como fugir do que nós fizemos. Compreendo essas certas fraquezas humanas. O que poderíamos trabalhar era mudar um pouco essa cultura do país”, acrescentou Temer. “Você sabe que eu já tenho estrada política e concepções suficientes para compreender o governador. Ele está no período eleitoral e precisa procurar em quem bater”, afirmou Temer, garantindo que, depois do processo eleitoral, Paulo voltará à base de sustentação do Planalto: “Depois da eleição, ele pacifica, tenha certeza disso”.


>>Vereadores da base de Paulo declaram apoio a Armando - Um grupo de vereadores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, declarou apoio ao candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). Entre os sete vereadores, estavam Flávio do Fórum, do PSB, partido de Paulo Câmara, e Ricardinho, integrante da Executiva Estadual do Solidariedade e presidente do partido no Cabo. O Solidariedade também integra a base de Paulo. Na reunião, além de Armando, também compareceu os vereadores Domingos (PSC), Arimatéia (PSDB), Neemias (PV), Gessé Valério (PR) e Irmão Del (PTC). Além deles, o primeiro suplente do PTB, Zé Maria.


>>Bancada do PSOL na Câmara bem avaliada pela sua atuação no legislativo - A deputada Luiza Erundina (SP) e os deputados Jean Wyllys (RJ), Ivan Valente (SP), Chico Alencar (RJ), Glauber Braga (RJ) e Edmilson Rodrigues (PA) foram destaque na 11ª Edição do Prêmio Congresso em Foco em diversas categorias. O grande vencedor na votação do júri especializado foi o deputado Glauber Braga. Escolhido o melhor deputado na votação feita por jornalistas que cobrem as pautas do Congresso Nacional, Chico Alencar foi o terceiro colocado na escolha do júri especializado. Também foi premiado na categoria Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, pelo voto popular. Ivan Valente, Glauber Braga e Luiza Erundina ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente, na escolha feita pelos jornalistas. Na votação popular, o deputado Jean Wyllys foi destaque na categoria Redução das Desigualdades Sociais.

*A coluna #BlogPautaPolítica destaca as informações de bastidores da política e de outras fontes. Entre em contato: josedaradio@gmail.com.