Coluna #BlogPautaPolítica desta sexta-feira


Haddad no debate da Globo - Na noite desta quinta-feira (4) aconteceu o tradicional debate da TV Globo que possibilitou o último encontro dos presidenciáveis antes do primeiro turno, no dia 7 de outubro. No confronto, o candidato do PT a Presidência da República, Fernando Haddad, afirmou: "Que vai governar com o povo e fez questão de lembrar da aprovação de Lula ao fim de seu mandato: 86% de amigos e amigas". Em resposta a Álvaro Dias, ele ainda fez questão de falar sobre sua atuação como ministro. "Em relação ao meu trabalho no Ministério da Educação, você não sonha com o que eu fiz. Os governos que você apoiou não fizeram 10% do que eu fiz pro filho do trabalhador entrar na universidade pela primeira na História do país", respondeu Haddad.


Ciro defende a Constituição - Na reta final destas eleições, uma pauta tem sido encampada por algumas candidaturas: uma nova constituição. “Eu quero seguir a democracia porque é meu compromisso de vida.” defende Ciro Gomes. 


Armando Monteiro em cima do muro para presidente - Questionado pelos jornalistas sobre qual candidato receberia seu apoio na sucessão presidencial, Armando afirmou que, mais do que nomes, o importante é que, ao chegar ao governo, terá uma relação próxima com o futuro presidente. “Conheço todos de perto e vamos defender Pernambuco com qualquer um que assuma”, destaca. Armando aproveitou para traçar um perfil do candidato que desejaria apoiar: “Tem que ter 100% de compromisso com a ordem democrática; tem que defender a estabilidade econômica, o controle da inflação para garantir a geração de emprego”. Além disso, acrescentou: “O candidato que quero precisa ter uma postura firme e compromisso em relação à segurança no nosso país; precisa valorizar a família; cuidar dos mais pobres; e precisa ser, acima de tudo, um patriota”.