Pacientes pernambucanos denunciam falta de medicamento na Farmácia do Estado

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) denunciam ao #BlogPautaPolítica a falta de medicamentos para tratamento de Ictiose Lamelar na Farmácia do Estado de Pernambuco. Os denunciantes reclamam que há meses o medicamento Acitretina, que é utilizado para tratamento da doença, está em falta. 

Relato de um dos denunciantes diz que sem o uso contínuo do medicamento Acitretina os sintomas da doença traz complicações graves aos pacientes. Eles alegam que há mais de dois meses estão sem resposta quando o governo do estado vai garantir os medicamentos.

A equipe do #BlogPautaPolítica entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que enviou uma nota.

NOTA // Acitretina - A Farmácia de Pernambuco informa que não tem medido esforços para fazer o abastecimento do fármaco Neotigason (Acitretina). O órgão já realizou um processo de compra do insumo, contudo, o pregão deu fracassado, ou seja, nenhuma empresa cumpriu as determinações legais para que fosse possível fazer o repasse ao Estado. Assim, a SES já está dando início a um novo processo de compra para abastecer os pacientes.