Coluna #PautaPolíticaPE desta quinta-feira


Governo sanciona lei que torna a capoeira Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco - A capoeira é, agora, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. O governador Paulo Câmara sancionou a lei, na quarta-feira (31.10), no Palácio do Campo das Princesas, como forma de fortalecer os laços da cultura e da educação e perpetuar a importância da manifestação cultural na vida dos pernambucanos. O Projeto de Lei nº 1709 de 7 de dezembro de 2017 foi de autoria do deputado estadual Zé Maurício. O texto da lei será publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (1º de novembro). A sanção da Lei, valoriza e reconhece a importância da manifestação cultural.


Deputado Zé Maurício é autor do projeto da Capoeira tornar Patrimônio -  O parlamentar explicou que a proposta foi levada em consideração, primeiramente, pela importância cultural no Estado. “Sabemos que a capoeira tem uma forte incidência sobre a população pernambucana. Antigamente, a capoeira era marginalizada. Hoje, ela é reconhecida como um esporte tanto cultural como também musical. Em decorrência de todo esse processo, começamos a estudar para tornar a capoeira um bem imaterial cultural de Pernambuco. Em 2008, ela foi reconhecida pelo Iphan; em 2014, pela Unesco e, agora, com essa lei, ela será um bem imaterial de Pernambuco”, afirmou Zé Maurício.


Silvio Costa Filho se reúne com presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia - O deputado federal eleito e presidente do PRB Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), se reuniu na quarta-feira (31), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). A reunião foi realizada na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília. Durante o encontro, os parlamentares conversaram sobre o momento do Brasil e da região Nordeste. O parlamentar está cumprindo agenda em Brasília, nesta semana. Na última terça-feira (30), se reuniu com o senador Armando Monteiro (PTB), com o presidente nacional do PRB, o deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), além de outras lideranças no Distrito Federal.


Prefeitos de Pernambuco foram a Brasília conversar com Armando Monteiro - Esta semana, em mais uma série de reuniões de trabalho no seu gabinete, no Senado, o senador Armando Monteiro recebeu alguns prefeitos pernambucanos para garantir investimentos importantes para os municípios por meio de projetos debatidos, por exemplo, com os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, de Agrestina, Thiago Nunes, de São Joaquim do Monte, João Tenório, e de Joaquim Nabuco, Neto Barreto, além do ex-deputado Barreto e de Boró, liderança de Lagoa dos Gatos.