Coluna #BlogPautaPolítica: A importância da intersetorialidade na qualificação do comercio informal no Recife

Descontrole no comercio do Recife

Quem anda pela cidade tem observado o aumento de ambulantes nas ruas, consequentemente também, o crescimento das apreensões por parte da equipe de fiscalização da Prefeitura do Recife. Na semana passada, uma operação do Controle Urbano na Rua da Palma com a Rua Nova terminou em confusão, tapas, insultos, corre-corre e até spray de pimenta, além do recolhimento de carroça e autuação de trabalhadores informais. A filmagem da ação, inclusive, tem circulado na imprensa local e nas mídias sociais, recebendo em sua maioria 'criticas negativas' pela forma 'desastrosa' e 'violenta', tanto dos fiscais quanto dos ambulantes. Na verdade, controlar a onda crescente do comercio irregular nas vias e em espaços não autorizados, não será trabalho fácil, assim sendo, os órgãos de controle e fiscalização tem que cumprir a lei e não os mandatos de forma à matroca. A importância da intersetorialidade com outras secretarias da Prefeitura e do Governo do Estado no ordenamento da cidade, resultaria no aproveitamento dessa "mão de obra irregular" que no dia a dia vem se expandindo de forma desqualificada, onde a maior parte da população compra no comércio não formal.



Secretaria abrirá processo administrativo

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife a ambulante é cadastrada pela Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) para comercializar apenas na Avenida Guararapes. As equipes de fiscalização da Dircon veem realizado, dentro do programa de reordenamento do centro, a realocação de ambulantes naquela área para localidades próximas. A ambulante vem reiteradamente se recusando a deixar o local, o que resultou na apreensão do equipamento de trabalho dela na última sexta-feira (7). E sobre o vídeo, a Secretaria comunicou que vai abrir procedimento administrativo para averiguar a conduta dos fiscais e tomar as devidas providências.


Crise fecha lojas e ruas do Recife perdem referência de comércio

Muitas lojas encerraram as suas atividades em várias ruas do centro da capital pernambucana. Do ano passado até nos dias atuais, alguns estabelecimentos fecharam as portas nas populares ruas da Imperatriz, Rua Nova, Avenida Conde da Boa Vista, Rua Sete de Setembro e Rua Duque de Caxias. Depois do encerramento da loja Renner outras foram fechando as porteiras, à exemplo da Esposende. Alguns logradouros no Recife que sempre foram conhecidas por ruas de grandes lojas, de grande movimento e economicamente bem rentável, atualmente, vem se tornando ruas mortas, prédios abandonados, portas fechadas, placas de "alugar-se" ou "repasso ponto". A crise econômica, o aumento da violência, a falta de investimento na região e o descontrole urbano estão entre os principais fatores da crise no setor e o pouco incetivo dos governos para intensificar o poder de compras da população nas ruas da cidade do Recife.


Loja de shopping centers no Recife

Em resposta ao #BlogPautaPolítica, a Lojas Renner S.A. informou que "a unidade da Renner localizada na Rua Imperatriz Teresa Cristina, no bairro Boa Vista, encerrou as suas atividades no dia 31 de dezembro de 2017. A decisão foi tomada a partir da avaliação da companhia de que outras operações da empresa situadas na região já atendem os clientes. Os colaboradores que atuavam na unidade em questão receberam a oportunidade de se realocarem nas demais lojas. Quatro operações da Renner permanecem em atividade no Recife: no Shopping Boa Vista, no Riomar Shopping, no Tacaruna Shopping e no Shopping Recife".

Rua da Imperatriz no Recife continua à deriva economicamente

Em 2017,  em resposta ao #BlogPautaPolítica, a CDL Recife informou que "no último levantamento foi estimado que 15 lojas fecharam na Rua da Imperatriz. Não temos informações sobre a Rua Sete de Setembro. De qualquer maneira, a estimativa pode variar haja vista que as lojas abrem e fecham com frequência. Esperamos que neste ano de 2018 haja uma melhora econômica e as lojas que tiveram que fechar por problemas financeiros voltem à ativa".

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #BlogPautaPolítica

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife

Produção de petróleo e gás natural em 2018

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Coluna do #PautaPolíticaPE

Paulo Câmara recebe senadores para debater projetos prioritários para Pernambuco