Coluna #PautaPolíticaPE deste domingo

Pernambuco foi o primeiro estado a diplomar seus escolhidos - O TRE-PE diplomou, nesta quinta-feira (6), os candidatos eleitos no pleito de outubro. Cerca de 3 mil pessoas lotaram o Classic Hall para assistir à solenidade. Pernambuco foi o primeiro estado do Brasil a realizar a diplomação. Ao todo, foram diplomados o governador Paulo Câmara (PSB), 49 deputados estaduais e 23 deputados federais. Além dos deputados federais reeleitos Daniel Coelho (PPS) e Augusto Coutinho (SD), e o senador eleito Jarbas Vasconcelos (MDB), que foram, excepcionalmente, diplomados no último dia 3 de dezembro. Os diplomas representam a confirmação da vitória nas eleições federais e estaduais e confirmam que os políticos estão aptos a tomar posse de seus cargos em fevereiro. O TRE-PE também entregou certificados aos sete conselheiros distritais eleitos em Fernando de Noronha e a mais um suplente.

#RAPIDINHAS da semana:


#JuntasCodeputadas - A candidatura coletiva das 'Juntas Codeputadas' foi diplomada. Destaque para o lenço verde no pescoço de Jô Cavalcanti e placas em homenagem a Marielle Franco, ao lado das demais colegas da Juntas do PSOL. "Esse é um momento histórico, uma chapa feminina, coletiva. A gente não poderia deixar de trazer uma placa representando quem é Marielle, o que são os direitos humanos e a justiça social no Brasil.", fala de Jô Cavalcanti para o Jornal do Commercio.


#DeputadoVaiado - O deputado federal eleito, Luciano Bivar foi vaiado pelo público ao receber seu certificado. Bivar é presidente nacional do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro.


#VotodeRepúdio - Afirmando-se bastante triste com o espancamento e morte de um cachorro na unidade do Carrefour de Osasco, em São Paulo, o vereador Romero Albuquerque (PP) elaborou um voto de repúdio ao supermercado - que foi aprovado no plenário da Câmara Municipal, na quarta-feira (5). Ele também ressaltou um projeto de sua autoria que suspende o alvará de funcionamento e as demais licenças dos estabelecimentos comerciais que praticarem maus- tratos a animais.


#CabosAéreoseSubterrâneos - A Câmara do Recife aprovou na última quarta-feira (5), em discussão única, o projeto de lei nº 114/2018, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), que visa obrigar a identificação do cabeamento aéreo e subterrâneo no município do Recife. Após a votação, o parlamentar subiu à tribuna para agradecer o resultado. De acordo com ele, a proposta – que agora segue para a sanção da Prefeitura – vai ser mais um instrumento de combate aos emaranhados de fios presentes hoje na cidade.


#DelegadaEmDestaque - Palestra com a delegada Patrícia Domingos, na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro de 2018, às 19h, no Hotel Samburá em Olinda. Saiba mais aqui no link do evento.