Coluna do #PautaPolíticaPE

Foto: Cortesia/Site da PCR

Prêmio Monique Rodrigues destaca personalidades em defesa da cidadania da população trans em Pernambuco - Nesta terça-feira (29), Dia da Visibilidade Trans, 16 pessoas foram homenageadas por contribuir com a luta pela cidadania de pessoas travestis e transexuais no Estado. O Prêmio Monique Rodrigues é um evento promovido pela Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). Esta edição foi realizada durante um ato público na Rua da Aurora, na Boa Vista, área central do Recife. O evento fez parte da programação da 6ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans.

Foto: Facebook da Prefeitura de Camaragibe

Algumas personalidades homenageadas no Prêmio Monique Rodrigues - Os troféus do Prêmio Monique Rodrigues foram entregues ao secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ao gerente de Livre Orientação Sexual do Recife, Wellington Pastor, e à diretora da Policlínica Lessa de Andrade, Priscila Ferraz, ambos da Prefeitura do Recife. Além da secretária de Administração de Camaragibe, Daiana Meira e o secretário de Saúde de Camaragibe, Davi Meira, os dois da Prefeitura Municipal de Camaragibe.

Foto: Andréa Rego Barros/PCR

Recife abre ciclo momesco com atrações, concursos e ensaios abertos - Desde o dia 29, a capital do maior Carnaval de Rua do Brasil decretou abertos oficialmente os festejos momescos com dezenas de prévias completamente gratuitas e abertas ao público. Segundo a Prefeitura do Recife, até o dia 28 de fevereiro, a cidade promoverá 49 ensaios de Maracatus, acertos de marcha, concursos de Rei e Rainha do Carnaval, Passistas e porta-estandartes, entre outros eventos carnavalescos que antecedem os dias oficiais dos festejos. Os maracatus terão responsabilidade de abrir o ciclo momesco com um ensaio aberto ao público em companhia do grupo Voz Nagô para o primeiro dos 17 encontros abertos que irão acontecer para a grande apoteose do Tumaraca, espetáculo que irá reunir 12 Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero no dia 28 de fevereiro, quinta-feira da semana pré-Carnavalesca e grande Abre-Alas do Carnaval do Recife 2019. Até lá, acontecerão 12 ensaios nas comunidades, quatro ensaios conjuntos na rua da Moeda, além de um encontro de Mestres no Pátio de São Pedro.

Foto: Bruno Campos/Arquivo PCR

Pátio de São Pedro será grande "Quartel General do Frevo" - De acordo com a Prefeitura do Recife, já a partir do dia 31 de janeiro, o Pátio de São Pedro vira o grande Quartel General do Frevo e irá sediar seis encontros de Acertos de Marchas de Blocos. A noite do dia 31 ganha um sotaque especial com a participação do Bloco da Saudade, um dos grupos mais festejados da cidade. O Pátio de São Pedro ainda será palco das Terças Negras Especiais de Carnaval, do Encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índio, dos concursos para passistas, porta-estandartes, flabelistas, Rei e Rainha do Carnaval, Mestre sala e Porta Bandeira. No total, a cidade irá terá eventos que incluem ainda o Baile Municipal da Pessoa Idosa e o Carnaval Inclusivo e o Concurso de Fantasias, que reverencia a criatividade e o luxo de uma arte que eleva a indumentária carnavalesca ao estado de arte.