Coluna do #PautaPolíticaPE


Prefeitura de Camaragibe impedida de repassar verbas a atrações de carnaval - O conselheiro Carlos Porto, relator das contas do município de Camaragibe, expediu nesta terça-feira (19) uma recomendação ao prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, no sentido de que não seja paga nenhuma despesa por parte da prefeitura, relativa ao carnaval de 2019, inclusive patrocínios e apoio, até nova análise da questão pelo Tribunal de Contas do Estado nos autos do processo TC n° 1920880-7. A determinação atendeu a um requerimento da procuradora geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, protocolado ontem no TCE, para que o prefeito prestasse informações sobre a existência de patrocínio ou verbas públicas na programação carnavalesca da cidade.

A decisão do MPCO de oficiar o prefeito foi baseada nas notícias veiculadas na mídia no fim de semana, bem como nos procedimentos adotados pelo Ministério Público Estadual para investigar indícios de peculato e improbidade administrativa por parte de Demóstenes Meira. A procuradora pede ainda que o gestor explique se a secretária de Assistência Social do município, Taty Dantas, que vem a ser também sua noiva, consta ou não como atração nos blocos carnavalescos que receberam verbas públicas.

O processo TC n° 1920880-7, que tramita no Tribunal de Contas analisa a não existência de aprovação da Lei Orçamentária em 2019, estando o município sem orçamento para o presente exercício. A não aprovação do orçamento foi inclusive reconhecida pelo prefeito em decreto assinado no início do ano (decreto nº 01/2019). Além disso não constam no Portal da Transparência da prefeitura de Camaragibe nenhuma informação sobre quaisquer despesa do município em 2019, bem como nenhum dado sobre despesa em 2019 não foi enviado ao TCE (Portal Tome Conta).

“Como aparentemente não tem orçamento aprovado em Camaragibe para 2019, com maior razão não devem ser pagas as despesas com carnaval”, defende a procuradora geral Germana Laureano. A prefeitura terá um prazo de cinco dias para responder ao ofício do Tribunal de Contas. Com informações da Gerência de Jornalismo (GEJO).

Foto: Reprodução/Facebook


Pernambucano é o novo líder do Governo Federal no Senado - O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) foi confirmado o líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado Federal.

Foto: Google

Passageiros reclamam da demora e lotação dos ônibus no Recife - Moradores de Dois Irmãos, bairro da zona norte no Recife, continuam reclamando da demora e superlotação dos ônibus. De acordo com usuários os veículos demoraram cerca de 50 minutos para passar no ponto de parada. Segundo a população, os ônibus que passam na Estrada dos Pintos estão atrasando mais do que o normal, sempre no horário da manhã, das 5:30 às 6:30, e no final da tarde, das 16:30 às 18h. Quase todos os dias, os moradores estão indo no aperto e os ônibus estão saindo do terminal extremante lotado. A mesma situação é identificada na Avenida Manoel de Medeiros, próximo a reitoria da UFRPE, em Dois Irmãos. Os passageiros ficaram aguardando um bom tempo na parada os ônibus das linhas 524, 527, 2930 e 532. Além dessas linhas, ainda passam na região: 2490, 202 e 060 que fazem integração no Sistema Estrutural Integrado-SEI. A população deve ligar e denunciar ao Grande Recife, órgão ligado ao Governo de Pernambuco, o número é 0800 081 0158.

Vale a pena pergunta: Vai ter aumento nas passagens de ônibus?