Recife recebeu as bençãos para um Carnaval de paz e muita alegria na noite do Tumaraca e Ubuntu

Foto: PCR

Na noite desta quinta-feira (28), o Recife recebeu as bençãos para um Carnaval de paz e muita alegria. Lotado de foliões já ansiosos com a chegada do festejo de Momo, o Recife Antigo foi palco da cerimônia Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro, que traz pedidos de proteção e desejos de purificação através da lavagem simbólica do Marco Zero com águas sagradas, realizada pelos 24 Afoxés que integram a programação do festejo. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a cerimônia, que foi seguida do espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações, que encerra oficialmente as atividades pré-Carnavalescas da capital pernambucana. Mais cedo, o gestor municipal também acompanhou o desfile do bloco feminista “Nem com Uma Flor”.

“Vamos ter esta grande abertura com o Tumaraca, está tudo preparado para esta grande festa. Está tudo preparado para o carnaval, 45 polos, 2.700 apresentações vão acontecer espalhadas por toda a cidade, toda a estrutura de saúde preparada, estrutura de controle urbano, tudo preparado para o folião poder ter uma boa festa. Teremos a arena gastronômica aqui no centro também, a central do Carnaval com vários serviços e produtos. E a recomendação especial para esse ano é que todo mundo se hidrate bastante, mesmo que seja à noite, para aguentar toda a folia”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O grande espetáculo teve seu início no fim da tarde, quando às 16h, o cortejo dos 24 grupos de afoxés partiram da altura da Mariz e Barros rumo ao Marco Zero e abriram os caminhos para os foliões, evocando bênçãos para a festa do Carnaval. Com a chegada no Marco Zero, houve lavagem do ponto 0km da cidade sob os batuques dos afoxés que sobiram a rampa do palco com a missão de entoar os cânticos para os Orixás com a mensagem de Paz e Amor para o Carnaval 2019 de nossa Cidade Recife. Em seguida, Marco Zero serviu de palco para o Tumaraca – Encontro de Nações, reunindo 12 agremiações de Maracatu de Baque Virado e 700 batuqueiros no coração dos festejos de Momo.

“Nunca pensei em ver algo tão bonito e emocionante. Estou muito impressionada com toda essa cultura, toda essa vibração. É realmente uma grande benção para o início do carnaval. Com toda certeza virá uma festa linda”, comentou a bancária Adriana Paes, da cidade de São Paulo, que está no Carnaval do Recife pela primeira vez e assistiu o espetáculo que também contou com a participações do Coral Voz Nagô, do Cordel do Fogo Encantado, da Orquestra Criança Cidadã e do grupo Daruê Malungo. Com informações da Prefeitura do Recife/Imprensa PCR.

Saiba mais no #AgitaçãoPE:



Uma publicação compartilhada por AGITAÇÃO PE (@agitacaope) em