Instituto de Olhos do Recife operou 98 pacientes com catarata, no último fim de semana

Realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, mutirão de cirurgias de catarata deve atender mais de 300 pacientes até o fim deste mês

O Instituto de Olhos do Recife participa do mutirão de cirurgias de catarata, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE), neste mês. No último fim de semana, dias 13 e 14, a equipe do IOR operou 98 pacientes. As próximas intervenções estão previstas para os próximos dias 20, 21, 27 e 28, nas instalações do IOR, no Espinheiro. A expectativa é operar gratuitamente mais de 300 pacientes, até o fim deste mês.

Coordenador da ação no IOR, o oftalmologista Gerber Caraciolo diz que o objetivo da campanha é contribuir com a SES-PE para diminuir a fila de espera pelo procedimento no Estado. “Estamos engajados em trazer qualidade de vida para pacientes que estão com a visão comprometida devido à catarata. Para isso, disponibilizamos o talento dos nossos melhores especialistas, bem como equipamentos e materiais de ponta”, destaca.

CATARATA - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo. Estimativas mostram que 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas, sendo que 90% vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil. “A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, a lente natural do globo ocular, levando à diminuição progressiva da visão e até mesmo à cegueira”, explica o doutor Caraciolo.

A doença ocular é tratada exclusivamente através de cirurgia que, a despeito de ser rápida e segura, exige todo cuidado, já que o cristalino é uma estrutura intraocular localizada atrás da córnea, porção mais anterior e transparente do olho. A intervenção é uma das mais realizadas no mundo e tem evoluído constantemente no que se refere à tecnologia, materiais e lentes utilizadas.

Serviço:
Mutirão de Cirurgias de Catarata no IOR
Coordenação: Dr. Gerber Caraciolo
Fone: 2122.5000