Gabriel Medina será o novo gestor da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Dilma

Em 2015, o Governo Federal terá uma nova Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) com a indicação de Gabriel Medina para comandar a coordenação das políticas de juventude do governo Dilma Rousseff (PT). O Gabriel Medina tem 32 anos, é psicólogo e tem uma trajetória de atuação nos movimentos e organizações juvenis, e festivais, projetos e fóruns de juventude. Ele é o primeiro indicado por Miguel Rossetto para a estrutura da Secretaria Geral da Presidência da República, atualmente integra o governo de Fernando Haddad.

De acordo com o Blog Eduardo Valdoski "são grandes os desafios a serem enfrentados pelo indicado, hoje os jovens correspondem a 25% da população, 35% do eleitorado, cumprem relevante papel na formação de opinião, e veêm, o exercício de sua cidadania bloqueado, seja pela precarização da vida nas cidades, seja pelo distanciamento das instituições políticas. Abrir canais de diálogo com as demandas que vem das ruas, aproveitar da força deste setor para impulsionar uma agenda de direitos que coloque os jovens no centro do projeto nacional de desenvolvimento, será uma de suas tarefas".

A SNJ tentou articular uma política nacional para os jovens, através do Plano Juventude Viva, buscando enfrentar o alto índice de mortalidade da juventude no Brasil, além de coordenar o próprio Conselho Nacional de Juventude. O Governo Federal deixou de ampliar algumas ações de apoio aos gestores públicos da área e inclusive de atender aos jovens no âmbito de formação cidadã, alfabetização e convivência com a comunidade, por exemplo, o Projovem. O novo secretário terá pela frente uma luta de resistência, fortalecimento das políticas e principalmente sensibilizar a presidenta Dilma a executar maiores ações para o público juvenil, de fato seja, intersetorial e atenta as demandas dos gestores municipais com a falta de recursos.