Heleno Araújo é o novo coordenador do Fórum Nacional de Educação


Por unanimidade, o pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE) elegeu o seu novo coordenador. Ele é Heleno Araújo, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A eleição ocorreu, nesta terça-feira (09), no edifício sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, durante reunião do pleno do FNE. 

Para Heleno, é uma nova responsabilidade que pesa nos ombros, mas ela é compartilhada com todos os integrantes do Fórum. Um dos membros mais antigos do FNE, Heleno afirma que, após tantas lutas pela educação, é hora de aprofundamento. "Agora, temos de aprofundar na perspectiva de que de fato a educação seja debatida em todos os espaços deste país. Para que ela seja de fato prioridade no discurso e na prática para mudarmos a realidade brasileira", ressalta. 

Quem deixa a coordenação do FNE, é Francisco das Chagas Fernandes, representante do Ministério da Educação (MEC) dentro do organismo. De acordo com o Regimento Interno do Fórum, a administração do órgão deve ocorrer em caráter de revezamento entre poder público e sociedade civil, sem possibilidade de reeleição. O novo coordenador assim passa a ser representante de uma entidade civil. Para Chagas, essa alternância é fundamental para o Fórum Nacional de Educação. "Acredito que o FNE é muito plural, por isso precisa ser mais democrático. Esse revezamento faz com que essa pluralidade se aprofunde cada vez mais", destaca o ex-coordenador do Fórum.