Coluna semanal #BocaDeConfusão desta quinta-feira (21)

Pernambuco registra mais de 12 mil assassinatos nos 32 meses do Governo Paulo Câmara - Entre os meses de janeiro e agosto deste ano já foram cometidos quase 3.800 assassinatos, uma média de mais de 470 homicídios por mês. Desde o início do Governo Paulo Câmara, em 2015, já foram assassinados mais de 12 mil pernambucanos. Na atual gestão, o crescimento das mortes intencionais violentas já supera 30% e pode fechar este ano, o penúltimo do governador no comando do Estado, em 45%.

Partido dentro do partido - Decisão do diretório nacional do PMDB, tem causado um mal-estar no ninho peemedebista, especialmente ao recém-chegado ao partido, o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB) que deseja ser candidato em 2018 ao Governo do Estado.

País avança nas metas para camada de ozônio - O Brasil antecipou resultados na proteção da área da atmosfera responsável por filtrar os raios solares associados a doenças como o câncer de pele. O anúncio ocorreu na sexta-feira passada (15/09), em Brasília, no evento de comemoração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, celebrado mundialmente em 16 de setembro. A data marcou os 30 anos do Protocolo de Montreal, acordo que controla a emissão de substâncias destruidoras do ozônio. Os avanços foram registrados na diminuição do consumo de compostos nocivos encontrados nos setores de refrigeração e espumas, os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs). A meta para os países em desenvolvimento é reduzir 35% do consumo em 2020. Hoje, três anos antes, o Brasil já cortou 34%.

Oposição de verdade - A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco não tem deixado o governo Paulo Câmara em paz um minuto. Os opositores tem obtido bastante informações atualizadas sobre 'erros e acertos' das ações da gestão socialista.

Pacto Pela Educação é premiado no Ranking de Competitividade - O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, foi um dos vencedores do Ranking de Competitividade dos Estados 2017, anunciado hoje (20.09), em São Paulo, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, uma empresa do grupo controlador da revista britânica The Economist. O programa pernambucano vencedor da categoria “Boas Práticas” foi o Pacto Pela Educação.O prêmio foi recebido pelo governador Paulo Câmara.

Benquisto pelo povo - O Partido dos Trabalhadores terá uma caminhada longa para eleger um petista forte para deputado federal no pleito eleitoral do ano que vem. O mais cotado no PT pernambucano será o ex-prefeito do Recife, João Paulo.

Armando relatará no Senado projeto do fundo eleitoral - O senador pernambucano Armando Monteiro (PTB) será o relator do projeto de lei que cria o fundo de financiamento de campanha eleitoral do próximo ano. Segundo estimativo, o fundo deve ficar em torno de R$ 3,5 bilhões. A proposta relatado pelo petebista também disciplina a propaganda das eleições na internet. Pelo projeto, que substitui o projeto de lei 206/2017, de autoria do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o Fundo Especial de Financiamento de Campanha será formado por duas fontes: metade das emendas das bancadas ao Orçamento da União e o valor da compensação fiscal dada às emissoras de rádio e tevê pela propaganda eleitoral veiculada em 2016, corrigido pela variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Base ressurgida - A chegada do senador ex-socialista ao PMDB em Pernambuco mexeu com 'os patriarcas e as matriarcas' da base peemedebista e levantou o bloco dos apoiadores fieis do deputado federal Jarbas Vasconcelos.

Produção de petróleo e gás natural da Petrobras nos últimos meses - A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras em agosto foi de 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,61 milhões boed produzidos no Brasil e 107 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,11 milhões de barris por dia (bpd), em linha com o volume de julho.

Fonte: Coluna #BocaDeConfusão, por Betinho José