Deputado Silvio denuncia excesso de projetos em regime de urgência na Alepe

O deputado Silvio Costa Filho (PRB) criticou, nesta terça-feira (5), na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o excesso de projetos de lei em regime de urgência enviados pelo Poder Executivo para a Alepe. Segundo o deputado, o volume de projetos em regime de urgência atenta contra a prerrogativa do Poder Legislativo de avaliar, debater e propor alterações nos projetos de lei.
Desde 2015 o Governo Paulo Câmara enviou 359 projetos de lei para esta Casa, dos quais 245, ou seja 68%, tramitaram em regime de urgência. Isso termina reduzindo o espaço para debates, estreitando as discussões com a sociedade.”, ponderou líder da Bancada da Oposição.

No mesmo encontro da Comissão de Constituição e Justiça, foi rejeitado o Projeto de Lei 149/2015, de autoria do deputado Edilson Silva (Psol), que pretendia limitar a tramitação simultânea de projetos de lei em regime de urgência. A justificativa de inconstitucionalidade não foi acatada pelos parlamentares da Oposição.

Integrante da base governista e relator do projeto 149/2015 na Comissão, o deputado Romário Dia (PSD) concordou com a necessidade de regulamentação da questão na Assembleia Legislativa, mas defendeu que essa questão seja debatida pela comissão especial que discutirá a reforma e atualização do Regimento Interno da Alepe.

Para Silvio, a atitude do Poder Executivo fragiliza o Poder Legislativo. “É importante que o Legislativo se fortaleça perante a sociedade pernambucana e, para isso, é fundamental o debate. A Assembleia Legislativa precisa ser cada vez mais a caixa de ressonância da sociedade, através do diálogo permanente com todos os pernambucanos”, completou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos