Segunda edição da Caminhada da Pessoa Idosa reúne 800 idosos no Recife

Neste domingo (24/9), os idosos ganharam as ruas do Recife Antigo para participar da segunda edição da Caminhada da Pessoa Idosa. O evento anuncia a 19ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, marcada para o próximo sábado (30/09). Cerca de 800 idosos dos 44 grupos envolvidos nos jogos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife participaram da celebração. A animação ficou por conta da Frevioca, que acompanhou o grupo durante todo o percurso, do Marco Zero à Rua Dona Maria César, também no Recife Antigo.

Promovidos pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, os Jogos Solidários da Pessoa Idosa contam com um público médio participante de 1.500 pessoas. Entre os dias 3 e 6 de outubro serão realizadas competições adaptadas de basquete, handebol, futebol, hóquei, voleibol, bocha, lançamento de pelota, malha e a novidade deste ano, o atletismo, que entra em cena com o revezamento. As competições acontecerão no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro.

Além das competições, haverá atividades como dança de salão, apresentações culturais, dominó, jogos recreativos, jogos de salão e bingo, durante os jogos. Os idosos também participarão de palestras informativas sobre assuntos escolhidos em assembleia pelos próprios participantes. Neste ano, os temas serão alimentação do idoso, sexualidade e queda na terceira idade. Além das atividades, no âmbito psicomotor, todos terão a chance de participar de oficinas. Também serão oferecidos cursos de customização de artesanato, crochê e dança de salão.

“O objetivo dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa é promover a integração e divertimento das pessoas que compõem uma parcela super importante da população pernambucana. Nossa ideia, inclusive, é convidar também as famílias para participarem desse momento tão especial. Durante os jogos, o Compaz estará aberto ao público que quiser acompanhar o evento ou visitar a feira de artesanato que também será montada no local”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

Os participantes também contarão com uma estrutura com banheiros químicos e assistência médica, com serviços de aferição de pressão e avaliação física, além de frutas e líquidos para manter a hidratação. No sábado (7/10), haverá o encerramento das atividades com premiação, entrega de medalhas e troféus para os participantes.

ABERTURA - A abertura oficial dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa acontecerá no sábado (30/09), às 10h, no Compaz Ariano Suassuna, na Avenida Abdias de Carvalho, no Cordeiro. A abertura começa com um desfile dos participantes, com músicas e palestras, que permitem a interação de todos os idosos com o evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa