Paulo Câmara recebe embaixadores para discutir parcerias com o Sudeste Asiático

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira(05.03), uma missão com 12 representantes e embaixadores de seis países do Sudeste Asiático - Vietnã, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Cingapura e Filipinas. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, foram discutidas as potencialidades econômicas e sociais do Estado, tais quais Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Turismo. A iniciativa foi organizada pela Associação das Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) e pelo Comitê da Instituição em Brasília (ACB- ASEAN Commitee in Brasilia).

"Pernambuco vem demonstrando, já há algum tempo, que está no radar de países estrangeiros, devido à sua relevância no Nordeste e no País. Essa missão é mais uma oportunidade de reafirmar nossos potenciais e estabelecer novas oportunidades de negócios. Estamos sempre abertos para receber representantes de países e de regiões de todo o mundo", destacou Paulo Câmara.

Chefe da missão, o embaixador do Vietnã e atual Presidente do ACB, Do Ba Khoa, explicou que o objetivo da missão é conhecer melhor a realidade e as oportunidades que Pernambuco tem a oferecer. “Vamos tentar discutir e encontrar maneiras a fim de melhorar a nossa cooperação no âmbito econômico e, sobretudo, comercial. Pernambuco e os estados da ASEAN têm objetivos comuns, que é promover a cooperação pelo interesse dos povos”, afirmou.

Entre os setores que mais chamaram a atenção dos embaixadores estão a economia criativa e o turismo. “O setor tecnológico é bastante desenvolvido em Pernambuco, e nós podemos trocar experiências e aprender uns com os outros. O setor de Turismo também tem muito potencial. Devemos estabelecer uma parceria bilateral entre nossos operadores de turismo a fim de levar mais asiáticos da nossa região a visitar o Brasil em geral e conhecer Pernambuco e levar mais brasileiros para nossa região”, concluiu.

Além da reunião com o governador Paulo Câmara, a comitiva terá compromissos, no próximo dia 7, com empresários e representantes de entidades locais, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, e com o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. No mesmo dia, os embaixadores asiáticos farão uma visita ao Porto de Suape, um dos maiores projetos de desenvolvimento da economia do País.

A ASEAN é uma organização regional de Estados do Sudeste Asiático, que engloba 12 nações e dez países e visa acelerar o crescimento econômico junto aos parceiros. Nesse sentido, o Brasil tem desempenhado um papel importante, com o comprometimento em fortalecer relações entre o Mercosul e a ASEAN.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Assessoria Especial, Antonio Figueira; e a secretária-executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes.

Fonte: Ascom

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna do #BlogPautaPolítica

Inscrições abertas para estágio de nível médio no MPPE

João Fernando Coutinho terá grupo político participando das eleições 2020 para prefeitura de Pesqueira

Paulo Câmara anuncia o segundo escalão do Governo de Pernambuco

Coluna do #PautaPolíticaPE

2ª semana de janeiro tem superávit de US$ 1,766 bilhão na balança comercial brasileira

Coluna do #BlogPautaPolítica

Produção de petróleo e gás natural em 2018

Silvio Costa Filho propõe criação de Frente Parlamentar em defesa do Pacto Federativo

Grupo repudia tentativas de censura na Paixão de Cristo de Casa Amarela em Recife