Cuidados com a saúde dos olhos das crianças nas festas juninas

Com a chegada do mês de junho e a proximidade do São João, as brincadeiras juninas se proliferam, especialmente entre as crianças, que não abrem mão de soltar fogos. Por isso, todo cuidado é pouco. É indispensável supervisioná-las, pois basta um descuido e as consequências podem ser muito ruins para a visão. “Mesmo as bombinhas inocentes, os traques de massa e as estrelinhas podem causar lesões, porque são confeccionados com pólvora e outros materiais, cujas faíscas podem atingir os olhos e provocar desde uma sensação de arranhão até uma perfuração ocular. Há casos de lesão ou trauma que evoluem para cegueira”, alerta a oftalmopediatra do Instituto de Olhos do Recife, Kátia Dantas.

A atenção também deve ser redobrada quando a meninada fica perto de fogueiras e fogos de artifício de maior porte. “O calor e a fumaça podem causar ardor, queimação, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento e prurido (coceira) nos olhos”, explica a médica. Esses sintomas podem evoluir para uma simples irritação até uma conjuntivite. “Nesses casos, não se deve permitir que a criança esfregue ou coce os olhos para diminuir o mal-estar, porque isso pode contribuir para piorar o quadro”, explica.

Em caso de acidentes, deve-se lavar bem os olhos com água corrente e procurar, imediatamente, uma urgência oftalmológica. A rapidez no socorro é essencial para o sucesso do tratamento. Outra dica é nunca utilizar colírios sem prescrição médica, nem usar remédios caseiros. “Pode-se, eventualmente, fazer uso de soro fisiológico frio e/ou de lágrimas artificiais até chegar na emergência ou na consulta médica”, orienta. Segundo a doutora Kátia, nesse período do ano, há um aumento médio de 20% no atendimento da emergência do IOR, principalmente, por conta de acidentes decorrentes das festas juninas.

Postagens mais visitadas deste blog

Reitora da UFRPE e secretário de Educação realizam reunião sobre creche escola em Dois Irmãos

Rodrigo Coutinho inicia reuniões da Comissão Especial do Plano Diretor do Recife na Câmara

TCE alerta DER para irregularidades na execução de contrato da BR-101

Após polêmica, Comissão de Cidadania define Juntas na presidência

Coluna do #BlogPautaPolítica

Em primeiro discurso na ALEPE, João Paulo Costa destaca prioridades do seu mandato

Coluna do #PautaPolíticaPE

"Vocês são considerados bandidos e assassinos", disse deputado ao presidente da Vale

Casal de bonecos, Zé Pereira e Vitalina, fazem tradicional viagem de barco pelo Velho Chico para anunciar o Carnaval

Wanderson Florêncio defende parque na Zona Sul do Recife e enfrenta protestos